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ATA 137 – Aos 12 (doze) dias do mês de março do ano de 2007 (dois mil e sete), na sala de reuniões do Salão Comunitário do Bairro Pereiras em Socorro, às vinte horas e trinta minutos, realizou-se a Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Turismo de Socorro. Encontravam-se presentes o Presidente Sr. Edelson Cabral Teves, membros da diretoria e dos vários segmentos representativos. Iniciada a reunião o Sr. Presidente agradeceu a todos pela presença, agradeceu o espaço cedido para a realização da reunião e teceu explicações gerais sobre a composição do COMTUR, sendo este composto por 22 (vinte e dois) representantes dos vários segmentos representativos da cidade. Em seguida houve a apresentação individual dos representantes presentes. O Sr. Adriano Carolo Junior explicou sobre os boletos de contribuição para o COMTUR e informou sobre os valores arrecadados. O Sr. Sidinei Barrel, representante da Associação dos Produtores Rurais, fez uma apresentação sobre a 5ª Festa do Morango Orgânico com data marcada para os dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de junho de 2007. A proposta para esse ano é inovar buscando parcerias. O Sr. Carlos Rodrigues de Moraes Junior, produtor rural e coordenador do Projeto Mata Ciliar explicou sobre o projeto desenvolvido para proteção do leito dos rios. O Projeto conta com apoio do Banco Mundial e atualmente tem a participação de 08 proprietários de propriedades rurais. Já foram realizados plantios de 6.000 (seis mil) mudas de árvores. É o primeiro projeto aprovado no Estado de São Paulo. Está em estudo a busca de parcerias para o desenvolvimento do Projeto. Também é desenvolvido pelos produtores rurais o Projeto Horta Orgânica implantado na APAE de Socorro. Em breve será implantado o Projeto em 01 (uma) escola privada e 01 (uma) escola pública. O Sr. Felipe Henrique dos Santos comentou sobre o interesse de aproximadamente 18 empresas dos participantes do núcleo do Rebasi colocarem produtos orgânicos nos seus estabelecimentos. Concluiu convidando os produtores para participarem de uma reunião dos restaurantes e discutirem parcerias para fornecimento de produtos orgânicos ao Rebasi. O Sr. José Fernandes Franco enfatizou que o produto orgânico tem como significado a qualidade de vida e que realizou uma experiência de sucesso com a implantação do produto orgânico no Hotel Fazenda Campo dos Sonhos. Relatou também que as pessoas sentem a diferença ao consumirem o produto orgânico e sugeriu aos produtores para colocarem os produtos orgânicos na Expo Socorro. O Sr. Carlos Rodrigues de Moraes Junior informou sobre visita da Faculdade Souza Cruz, no sábado, 17 março às 08h00 para pesquisa e análise de água. O Sr. José Fernandes Franco explicou sobre a exigência para análise de água e procedimentos de acordo com a nova lei em vigor. A Sra. Celi Alves da Silva falou sobre a análise da água e os cuidados necessários segundo a nova lei. Em seguida o Sr. Presidente falou sobre a missão do COMTUR para desenvolvimento do Turismo de Socorro dizendo que se sente honrado em fazer parte deste grupo e manifestou seu contentamento pelos trabalhos desenvolvidos como, por exemplo, o núcleo de restaurantes, bares e similares (Rebasi). Na seqüência O Sr. Flávio Menegueli informou que conversou com o Presidente da ABRATUR e este manifestou a intenção de trazer projetos para serem implantados no Turismo Rural de Socorro. Projeto Acessibilidade: o Sr. Presidente comunicou que nos dias 23, 24 e 25 de março haverá a última etapa de testes com a ONG Aventura Especial e convidou os integrantes da Associação dos Produtores Rurais para assistirem aos trabalhos. Projeto Sinalização na Estrada do Contorno: O Sr. Carlos Alberto Tavares de Toledo informou que haverá reunião no dia 14 de março, às 15h30min, na Prefeitura, para finalizar o projeto. A princípio serão colocadas 60 (sessenta) inserções nas placas. Concluiu dizendo sobre valores para pagamento das placas. O preço da instalação é de R$24.380,00. O preço da placa de 2m x 1m para 01 (uma) inserção é de R$1.280,68. Na placa de 2,40 x 1,20 (até 3 inserções), para 01 (uma) inserção é R$1.656,44, 02 (duas) inserções é R$ 828,22 e 03 (três) inserções é R$ 552,14. A placa de 3m x 2m (até 4 inserções), 01 (uma) inserção é R$ 3.327,40, 02(duas) inserções é R$ R$ 1.663,60, 03(três) inserções é R$ 1.109,13 e 04 (quatro) inserções é R$831,85. Finalizou recomendando que os representantes levem aos interessados o valor para participação, colaboração e assinatura dos contratos. O contrato é individual para cada empresa. Poderão ser colocadas placas anteriores a de 50m, 100m e 500m do estabelecimento. O Sr. José Fernandes Franco sugeriu para ser publicado na imprensa local sobre as placas. Estipulado prazo até 30 de março para o final da adesão nas placas. O Sr. Raul de Oliveira comunicou que em caso de acidente a empresa substitui a placa sem custo. O Sr. João Carlos Ramalho Junior sugeriu para organizar a sinalização no corredor turístico. O Sr. Presidente disse que o próximo passo será o corredor turístico. O Sr. José Fernandes alertou para o problema existente na saída da pista para o kango Jango. Existem muitas placas no local e o turista tem que parar na pista para visualizar. Sugestão para conversar com os proprietários das placas e estabelecer um consenso para resolução do problema. O Sr. Presidente sugeriu a presença do advogado Dr. Denis Tavares na reunião da Comissão de Placas para verificar o contrato da empresa de sinalização. Na seqüência o Sr. Luciano Tanuguchi informou que a Comissão de Acessibilidade se reuniu para discutir sobre a visita da ONG Aventura Especial. Está previsto a vinda de 18 pessoas para visita e há necessidade de disponibilizar transporte para essas pessoas. O Sr. Presidente alertou para que seja verificado se há problema para acesso das pessoas com necessidades especiais no transporte. Marcado para a Comissão responsável resolver a questão no dia seguinte (13 de março). Adventure Sports Fair: O Sr. Presidente solicitou ao representante do Turismo de Aventura mais informações sobre o evento. O representante Sr. João Carlos Ramalho Junior apresentou 02 (dois) orçamentos de 02 (dois) espaços e plantas com croqui de localização no evento. O valor do metro quadrado é de R$21,00. A cidade de Socorro terá um espaço de 234 metros quadrados pelo valor de R$6.470,00 incluso montagem, taxa da prefeitura e montadora. O preço diferenciado pela fidelidade de Socorro presente em todas a Feiras da Adventure Sports Fair. O Sr. Presidente informou que não há mais facilidade como nos anos anteriores, em função da mudança dos responsáveis pela organização do evento. O Sr. João Carlos ramalho Junior informou que até a presente data apenas 03 empresas confirmaram a participação na Feira. Para a próxima semana estará sendo levantado o custo final para participação no evento. O Sr. Presidente solicitou explicação sobre o Circuito das Águas Paulista ao Sr. Carlos Alberto Tavares de Toledo, secretário Executivo do Circuito das Águas Paulista. No momento foram desenvolvidas 04 ações. Em fevereiro houve uma Feira e cumprimento de etapas com a CVC (Workshop e apresentação para as agências). Será contratada uma pessoa para levar folder nas agências. Os gerentes da CVC virão para conhecer o Circuito das Águas Paulista. Também está sendo desenvolvida uma ação junto ao SEBRAE. Houve reunião com Prefeito de Serra Negra com a intenção de fazer um Guia do Circuito que se encontre em bancas para vender e também uma reunião em Campinas para publicidade no SBT regional de Campinas 01 vez por semana até o final do ano. Explicado sobre a criação do Circuito da Águas paulista com 08 cidades que formaram um pólo para o desenvolvimento do Turismo Regional. Um institucional do Circuito também foi elaborado pela Rede Bandeirantes de televisão, sem custo, sobre o Circuito das Águas. Serão doados pelo SBT e BAND os vídeos institucionais elaborados. Guia do Visitante: O Sr. Carlos Alberto Tavares de Toledo informou que se encontra na fase final para elaboração. Concluiu solicitando aos representantes irem confirmar as atualizações ou modificações. Só irão participar do Guia as empresas constituídas. Não sendo empresa só será mencionado o nome. Expo Socorro: o Sr. Presidente comunicou a mudança de data em virtude do curto espaço de tempo. O evento será realizado nos dias 01 a 10 de junho. Em breve o vendedor estará atuando para venda dos espaços. Será feito o possível para vender todos os estandes para o comércio de Socorro. Não sendo possível será aberto aos comerciantes de outras cidades. O Sr. Flavio Menegueli falou sobre a intenção de participação dos produtores de cachaça na Expo Socorro. O Sr. Presidente comunicou que esteve na redação do Jornal O Município juntamente com o Sr. Kadu Ventura para falar sobre a Expo Socorro. A matéria será divulgada na sexta-feira (16 de março). Concluiu dizendo que o público esperado para o evento é de 30.000 pessoas e a realização fica a cargo da ACE, COMTUR e Prefeitura. O Sr. Carlos Alberto Tavares de Toledo informou que de acordo com o último levantamento sobre a capacidade de carga do município houve um crescimento de 23% no setor do turismo em Socorro. O Sr. Presidente enfatizou a importância de Socorro realizar a Expo Socorro para divulgar a cidade e dar um grande passo para setor do turismo e solicitou a todos para colaborarem com a divulgação. Prioridades para o Turismo em Socorro: O Sr. José Fernandes Franco sugeriu para que seja marcada uma data para falar com Prefeito a respeito das prioridades para o turismo e a criação de uma secretaria executiva para fortalecimento do Departamento de Turismo e do COMTUR. Concluiu solicitando para o COMTUR ampliar a lista de prioridades com mais 02 itens: 1º – para a Prefeitura colocar uma secretária executiva para o COMTUR e 2º para nomear 02 coordenadores para o Departamento de Turismo. O Sr. Presidente informou que não fora marcada data com Prefeito porque estava sendo aguardada confirmação da data pelo integrante da Comissão de Prioridades Sr. Franks Felix do Prado. O Sr. Dircineu de Lima comunicou sobre programa de rádio a ser realizado com autoridades com a intenção de debater a desordem e barulho realizados nas madrugadas pelas ruas da cidade. O Sr. Felipe Henrique dos Santos informou que até a presente data o Rebasi conta com cerca de 50 empresas cadastradas e dentre estas, 10 empresas estão com intenção de participarem na Expo Socorro. Ao final o Sr. Presidente agradeceu pela oportunidade de realizar a reunião do COMTUR no Bairro Pereiras e parabenizou a Associação dos Produtores Rurais pelos Projetos desenvolvidos. O Sr. Carlos Rodrigues, representante da Associação dos Produtores Rurais, concluiu comentando sobre a necessidade de adaptação de todos para o turismo e a adequação da própria população para um grande trabalho a ser realizado tendo a sociedade como beneficiária do turismo no aspecto sócio-econômico e a dificuldade do pequeno produtor. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião. Eu, Jeferson Boaretto, Secretário, escrevi e assino juntamente com o Presidente Sr. Edelson Cabral Teves a referida Ata.

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