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Ata 168 – Ao décimo terceiro (13) dia do mês de Outubro de dois mil e nove (2009), na sede do Rotary Club de Socorro, realizou-se a reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo, COMTUR, com inicio às 20h20. Encontravam-se presentes a Sra. Paula Maria de Almeida Chehouan José, Presidente do Conselho, membros da diretoria e dos vários segmentos representativos, conforme segue lista de presença. Após a abertura da reunião Sra. Presidente solicita a Candinho que faça a oração ecumênica da noite. Sra. Presidente solicita a leitura da ata 167, sendo a mesma aprovada por unanimidade. Sra. Presidente concede a palavra ao Tesoureiro Adriano Carollo, que faz a descrição mensal da tesouraria. Em seguida Sr. José Fernandes informa que o orçamento do Conselho para o ano de 2010 no valor de R$291.000,00 foi aprovado. Sr. Reginaldo do departamento de fiscalização informa que o mesmo já iniciou o trabalho de entrega dos manuais de acessibilidade para adaptação de todos os empreendimentos e que a prioridade de entrega é para estabelecimentos que possuem maior fluxo de turistas como hotéis, bancos, clubes, postos de gasolina e o comércio local. A apresentação do cronograma de adaptações tem que ser entregue no prazo de 30 (trinta) dias no departamento de fiscalização. Sr. Reginaldo informa que recebeu uma carta solicitando a revisão das placas particulares no corredor turístico do Rio do Peixe, pois o mesmo encontra-se com uma poluição visual muito grande. A medida a ser tomada a princípio será de solicitar às empresas que estas placas sejam retiradas. Aqueles que não retirarem dentro de um prazo a ser estabelecido, terão suas placas retiradas automaticamente. Sra. Juliana, da comissão de acessibilidade, informa que esteve visitando alguns comércios locais, junto com Fernanda, arquiteta do Departamento de Planejamento da Prefeitura, para instruir os comerciantes com noções básicas de adaptações e também comunicar que 2 (dois) arquitetos da AVAPE visitarão em breve pontos turísticos a serem adaptados, dentro da segunda fase do projeto de acessibilidade, onde será feito um diagnóstico, e em seguida será enviado ao SINCOV. Sra. Juliana complementa ainda que será feito um evento esportivo no mês de Novembro através do COMDEF Em parceria com o departamento de esportes. No núcleo de ambientalistas, o representante João Gabriel, informa que foi divulgado no jornal o nº de assinaturas arrecadadas no abaixo assinado contra as Usinas e que o mesmo já foi enviado à Prefeitura. Disse também que o processo de licenciamento está paralisado, e que uma comitiva irá nos próximos dias para Brasília, na Câmara dos Deputados, numa audiência, para expor a situação de Socorro e propor um projeto de lei para proibir a construção de mini usinas em cidades estâncias. João Gabriel aproveita ainda para informar o e-mail do núcleo ambiental:  nucleoambientalista@yahoo.com.br . Sr. Domingos Palasi, do núcleo pró cultura, informa que no dia 30/10 haverá uma conferência Municipal de Cultura Nacional e Internacional e também acontecerá o Sarau Cultural que reunirá os artistas no Palácio das Águias. Na comissão de marketing Sr. Franks Prado informa da ausência dos membros nas reuniões e afirma sobre a importância da participação dos mesmos. Diz que Patrícia Guerra da Assessoria de Imprensa esteve presente na reunião, onde apresentou o relatório de ações nos meses de Agosto e Setembro e solicitou assuntos para as próximas pautas. A comissão definiu alguns assuntos como: Inicio da temporada, Festival de Aventura, Período de férias e Carnaval. Sr. Franks Prado disse ainda que deve-se dar prioridade ao site do destino que está totalmente incompleto. Foi discutido também questões como as Placas nos corredores turísticos, o FATU pensando em se criar uma nova estratégia para ter melhores resultados, a proposta da Revista Sentidos em ter uma edição especial sobre acessibilidade e ainda a necessidade da cidade contratar uma agência de publicidade para que ela cuide de assuntos como o site, folders, cartões e outros assuntos. Ficou definido em assembléia que a comissão faça uma cotação com agências de publicidade e apresente uma proposta. Sr. José Fernandes pede uma posição da ACE em relação à modificação do site e de inclusive deixá-lo acessível. Sr. Adriano Carolo diz que podemos conversar com Itamar, da Web Socorro e solicite as alterações desejadas. Sobre o Conselho Municipal de Turismo arcar com uma cota da divulgação na revista sentidos, a diretoria diz que não está previsto no orçamento, sendo mais viável, as empresas arcarem com o anúncio. Sra. Presidente solicita uma ação da Assessoria de Imprensa junto com Deise secretaria do COMTUR, para informar os contribuintes sobre o trabalho realizado, pois cada vez mais vem caindo a arrecadação da contribuição. O Festival de Aventura para ser realizado no mês de novembro, foi votado em Assembléia e aprovado por unanimidade. Sr. Jesse representante do REBASI diz que o mesmo está participando de oficinas, cursos de qualidade máxima no atendimento, e futuramente de um curso de fluxo de caixa. Sr. José Fernandes, do núcleo de hospedagem diz que alguns representantes dos hotéis participaram da EQUIPOTEL, a maior feira de hotéis, realizada em São Paulo. Ainda reforça que a Sra. Prefeita solicitou uma posição do núcleo quanto a novos investidores na cidade.Sr. Carlos Tavares aproveita para enfatizar sobre a importância deste assunto, pois pode causar um impacto muito grande no futura da cidade. Sr. Flávio, do núcleo rural, diz que a CATI estará trazendo uma nutricionista para dar uma palestra no dia 22 de novembro, sobre a conservação e manipulação de alimentos devido a participação do núcleo em várias feiras. Sra. Presidente solicita aos núcleos a nova eleição dos representantes e suplentes que será realizada em janeiro próximo. Ela informa também que recebeu um pedido da Prefeita para que o Conselho ao invés de utilizar o CNPJ da Prefeitura passe a utilizar o CNPJ da ACE para administrar o FUMTUR. A proposta foi aprovada pela diretoria da ACE e a Roberta, gerente da instituição estará dando prosseguimento aos trâmites legais para a utilização do CNPJ. Sra. Presidente diz ainda que esta gestão ainda tem como meta a mudança da sede COMTUR e do departamento de turismo para o Paço Municipal e que estão sendo tomadas as providências para esta mudança. Sr. Carlos Tavares informa que recebeu a visita de Rodrigo Lopes do ICBC e que o Ministério do Turismo em parceria com o instituto estará realizando no mês de novembro, em Socorro um seminário para a mostra das boas práticas dos destinos referência. O seminário estará acontecendo nos dias 04 e 05 de Novembro à partir das 09h no auditório da Prefeitura. Na parte da manhã serão realizadas palestras e a tarde visitas técnicas. Sr. Carlos complementa que no dia 05/11 na parte da manhã receberemos uma palestrante de Santa Catarina da Acolhida na Colônia falando sobre o turismo rural. Serão convidados em torno de 50 pessoas, entre representantes municipais de turismo de outros estados, representantes do SEBRAE e da AVAPE. Sr. Adriano diz que a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL recebeu algumas propostas para decoração de fim de ano, pois a do ano passado não poderá ser reutilizada. O projeto fica em média de R$125.000,00 (cento e vinte e cinco mil reais) e será apresentado para a Prefeita e para o COMTUR, afim de definir a decoração. Sr. Carlos enfatiza que a cidade não tem um departamento de segurança, e que é preciso uma pessoa que articule entre as polícias de Socorro, ficando este assunto para definir qual a melhor solução. Sr. Carlos Tavares informa também que o Circuito estará participando de 4 eventos, e que a partir do ano de 2010 além da logomarca do Circuito as empresas terão que estar cadastradas no CADASTUR. Dia 15 de novembro haverá uma reunião em Jaguariúna para fechar o planejamento do Circuito das Águas em parceria com o SEBRAE. Sra. Presidente reforça o pedido para que os núcleos elejam os representante e seus suplentes, para que em Novembro seja montada uma nova chapa para a próxima eleição. Ao final, a Sra. Presidente agradeceu a presença de todos. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião. Eu Ana Paula Montheiro Nunes, secretária, escrevi e assino juntamente com a Presidente Sra. Paula Maria de Almeida Chehouan José a referida ata.

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