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Ata 170 – Ao décimo quarto (14) dia do mês de Dezembro de dois mil e nove (2009), na sede do Rotary Club de Socorro, realizou-se a reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo, COMTUR, com inicio, às 20h40. Encontravam-se presentes a Sra. Paula Maria de Almeida Chehouan José, Presidente do Conselho, membros da diretoria e dos vários segmentos representativos, conforme segue lista de presença. Após a abertura da reunião Sra. Presidente solicita a Vanderley que faça a oração ecumênica da noite.Sra. Presidente solicita a leitura da ata 169, sendo a mesma aprovada por unanimidade.Sra. Presidente começa anunciando os novos representantes das 22 (vinte e duas) cadeiras que deverão ser ocupadas durante o biênio de 2010/2011. Logo em seguida Sr. Reginaldo informa que as notificações aos comércios estão sendo executadas, pois é a demanda é grande. Mas que o trabalho está sendo feito usando sempre o bom senso. Sra. Juliana comenta que há uma dificuldade grande nos estabelecimentos localizados na Rua 13 de maio, pois as obras nas calçadas nem ao menos começaram, então como é que as lojas farão as rampas de acesso se após o término de toda obra as mesmas podem estar de forma incorreta. Sra. Juliana diz que o evento de acessibilidade realizado no último dia 29/11, foi interessante, e que objetivo desejado foi alcançado, de modo que, o próximo será no dia 24/01, basquete sobre rodas, no Clube XV. Juliana ainda complementa que no COMDEF será incluída a representação civil, de pessoas com deficiência e moradores. Sra. Juliana ainda solicita que através do COMTUR e COMDEF façamos uma carta ao gabinete para dar devidas soluções no trecho da Rodovia Pompeu Conti, Estrada do Contorno, entre a Feira de Malhas e Moda Shopping, uma vez que o local tem um grande fluxo de pessoas e isto acarreta perigo aos mesmos, na travessia de um lado ao outro da estrada. Sr. José Fernandes, comenta que foram lançados 4 manuais de acessibilidade e que estão disponíveis no site do MTUR. Os manuais foram lançados em Brasília e conta com Socorro na capa. Sr. Franks Prado, coordenador da comissão de marketing, diz que a comissão não se reuniu neste mês, mas que estão esperando uma contra proposta da empresa Sauer Comunicação, e comenta que já existe um calendário integrado para o próximo ano com eventos oficiais e instituições. Sra. Presidente solicita que todos tenham acesso a este calendário, para que o mesmo se torne oficial. Sr. Luciano Peixoto solicita que o Festival de Fotografia faça parte deste calendário. Sra. Presidente sugere que todos empresários coloquem no site um ícone com o calendário, para que todos tenham conhecimento dos eventos realizados na cidade. Dra. Cacilda lembra também de incluir o feriado de Corpus Chisti. Sra. Presidente solicita a Franks que seja tomada providências com os móveis do museu que hoje estão instalados no Paço Municipal, uma vez que uma das prioridades do Conselho é mudar sua sede para este local. Sra. Presidente incumbe Sr. Carlos Tavares e Michael Golo para que está mudança aconteça até o mês de Janeiro. A assessoria de imprensa também esteve representada pelas sras. Maria Helena e Patrícia Guerra onde puderam, entregar uma pasta com todas matérias do ano veiculadas para cada núcleo. Comenta que o programa de Ana Maria Braga aceitou fazer uma pauta na cidade nas questões de acessibilidade mas ainda sem data certa. As próximas divulgações estão no Festival Gastronômico, Final de Ano e também Socorro Expo Fair. No turismo rural, Michael comenta que estiveram presentes alguns representantes nas Férias Vivas em S.P, onde a associação fez uma apresentação do trabalho realizado nas propriedades rurais da cidade com um diagnóstico do levantamento. Os membros presentes puderam perceber que o projeto formado necessita de questões ambientais, regularização da inscrição do produtor rural, entre outras necessidades que precisam ser abordadas, pois o projeto contempla somente a gestão de segurança, o mesmo pode ser mais amplo até mesmo por questões de manipulação de alimentos. Ainda no turismo rural Michael comenta que no dia 19/12 começa o Festival Gastronômico nas propriedades rurais, a primeira a ser contemplada será o Pesqueiro Danelli. Cada propriedade vai ter uma comida típica e o valor único para todos, com a bebida a parte, a idéia é de que as pousadas pudessem incluir os jantares em seus pacotes. Sr. Hélio, representante do núcleo dos hotéis, diz que na última reunião o núcleo elegeu Valderez como nova representante do núcleo e a suplência ficou com o Thiago. Em seguida Sr. Sebastião Ginghini, diz que o núcleo se reuniu com a associação dos voadores para que os mesmos pudessem se reguralizar diante da lei de turismo de aventura, ou até mesmo uma lei especifica para a atividade de vôo, a diretoria associação aceitou e agora terão processo de colocar em pratica. Sr. Luciano Peixoto diz que o festival de Aventura infelizmente não trouxe o resultado esperado, ele acredita que faltou associativismo do núcleo diante de tantas ações que foram programadas. Ana Paula Balderi comenta que uma comitiva com moradores da cidade de Socorro, Munhoz e Bueno Brandão estiveram em ma reunião em Belo Horizonte, onde conseguiram paralisar a construção de uma mini CGH na cachoeira do Limoeiro, isto até o mês de Fevereiro. Dia 18/12 terá uma reunião em Jacutinga, onde terão um parecer técnico de ser aprovado ou não a construção das mini CGHs. Ana complementa que recentemente saiu uma matéria na Folha de São Paulo, no Estadão e está sendo divulgado em diversos sites. Sr. Carlos Tavares informa que teve a eleição da diretoria do Circuito das Águas para a gestão do próximo ano e que o presidente eleito é de Monte Alegre do Sul.Sr. Carlos diz que visitou Pirinópolis onde estava acontecendo um festival de gastronomia que por sinal contava com muito glamour e a cidade resolveu trabalhar com seu publico alvo que já é definido, sugere que se houver oportunidade de fazer uma visita técnica que seja lá. Em seguida Sra. Presidente informa que a partir do ano de 2010 o Conselho contará com a uma nova diretoria que deve ser eleita nesta reunião. Sra. Presidente diz que diante da situação a pessoa indicada será Sebastião Ginghini desde que não haja mais candidatos e que o mesmo aceite o cargo de presidente. Sr. Sebastião diz que aceita, mas comenta que gostaria que José Fernandes continuasse na vice-presidência até mesmo pela experiência que o mesmo tem pelos anos que trabalhou em prol ao turismo da cidade. Por unanimidade Sr. Sebastião Ginghini é eleito presidente, e o Sr. José Fernandes Franco como vice-presidente pelo biênio de 2010/2011. Logo após a eleição Sra. Presidente informa aos dois senhores que o restante da diretoria tem que ser definida pelos mesmos, para a próxima reunião de posse em Janeiro de 2010. Ao final é feito uma apresentação dos trabalhos que foram realizados pela última diretoria, a Sra. Presidente agradece a todos e diz que foi muito satisfatório trabalhar durante dois anos e que continuará a participar e auxiliar para o desenvolvimento do turismo em Socorro. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião. Eu Ana Paula Monteiro Nunes, secretária, escrevi e assino juntamente com a Sra. Presidente Paula Maria de Almeida Chehouan José, a referida ata.

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