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Ata 199

Ata 199 14/05/2012

Ata 199 – No décimo quarto (14) dia do mês de Maio de 2012 ocorreu a reunião ordinária do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, na sede do Rotary Club de Socorro, às 19h30. Encontravam-se presentes o Sr. José Fernandes Franco, presidente do Conselho, membros da diretoria, representantes dos Núcleos, Comissões e dos vários segmentos representativos conforme segue em anexo lista de presença. Sr. José Fernandes Franco dá inicio a reunião. Luana Abrahão Pinto lê a reflexão. Neste momento, o Sr. Presidente pede que a leitura da ata seja feita posteriormente ao sorteio de hospedagens que foram oferecidas pelos estabelecimentos da cidade na Adventure Sports Fair. Foram no total 09 sorteios, o qual ficou registrado pelo fotógrafo da MXSS. Após finalização, Luana Abrahão Pinto lê a ata 198 que é aprovada por unanimidade e os ofícios enviados e recebidos. Sr. José Fernandes comenta com todos os presentes sobre a lista de frequências nas plenárias que estão sendo marcadas todos os meses para marcarmos todos os núcleos, comissões e representações que estão vindo ou não nas reuniões. Ainda, foi levantado os nomes de Eduardo G. Cruz, Palasi e COMSEG os quais não tem nenhuma participação até a presente data. Sendo assim, foi decidido mandar uma carta para todas as representações faltantes. Foi feita a leitura do demonstrativo financeiro do COMTUR por Alberto Cardoso, nesta leitura, foi exposta a preocupação com a inadimplência e assim, falta de recursos para o pagamento da Assessoria de Imprensa. Cardoso finaliza com os dados de arrecadação da Adventure Sports Fair; por parte dos empresários foi de R$ 27.000,00 e da prefeitura R$ 23.000,00. Sr. José Fernandes pede que haja a representação de alguém do Departamento de Turismo na Comissão de Marketing, pedindo que esta solicitação seja constada em ata. José Fernandes continua anunciando a todos que as prioridades do COMTUR foram entregues oficialmente a Sra. Prefeita, Marisa de Souza Pinto Fontana em 09 de Maio de 2012 no gabinete. A mesma deu uma posição para cada uma das prioridades e ainda um prazo para algumas que poderão ser feitas este ano e no próximo, que passarão para a futura administração. Dentre as prioridades, a prefeita disse que já tem um projeto de melhoria de sinalização para a cidade. Por fim, o documento foi protocolado. Neste momento, o Sr. João Gabriel Tannus (COMDEMA) pede mais atenção a reabertura da mini usina da CPFL como ponto turístico da cidade de Socorro (esta é uma das prioridades do COMTUR). Foi sugerido então, que o COMTUR, juntamente com o COMDEMA enviassem uma carta ao promotor de Socorro para termos uma posição deste possível reabrimento. Dentre os diversos assuntos das prioridades tratados com a prefeita, foi passado a ela a preocupação do Conselho com as obras de acessibilidade da cidade, as quais não são levadas a sério e ainda, há aprovações absurdas de obras pela prefeitura, as quais não tem condições nenhuma de aprovação. João Gabriel Tannus dá sua opinião e acha que estas situações tem de ser mandadas ao Ministério Público e ao CREA para que assim seja tomada alguma decisão para estes casos, pois há uma lei que já existe há 4 anos e nada ainda foi feito aqui para que esta fosse levada a sério pelos órgãos competentes, inclusive no setor publico. Sobre o espaço para divulgação do turismo com pontos de informações e panfletagem, a Sra. Prefeita anunciou que os dois Portais de entrada da cidade não mais funcionarão. Porém, teremos outros pontos de informações turísticas que serão no Horto Municipal, no Shopping, na Feirinha e no Museu (centro da cidade). Não terão pessoas para dar as informações. O Sr. Presidente comenta que o Guia da 3° Idade já está com matéria fechada de Socorro. Comenta ainda da pesquisa de demanda que foi lançada na temporada de verão (de 26/12 a 26/02/2012) nos estabelecimentos turísticos e que a mesma será lançada novamente para esta temporada de Inverno. Sra. Elizandra Bueno de Godoy avisa a todos que o Sr. Eder Sambo, atual representante da Comissão de Marketing estará se afastando desta a partir de Julho de 2012. Comunica ainda, que a empresa SAUER fez uma proposta de um evento para Socorro. O nome seria Expo Aventura. Este será levado a Comissão de Marketing para ser melhor discutido e avaliado. Assim, será posteriormente trazido em plenária. A Sra. Maria Helena Antoniads, trouxe os assuntos da Assessoria de Imprensa. No relatório de trabalho passado, consta 35 publicações no mês de Abril. Foi comentado ainda sobre a reunião da Assessoria com a Comissão de Marketing em que foi levantado sobre uma matéria na Folha de São Paulo e no Estadão que constará a normatização das atividades de aventura de Socorro e da tirolesa voadora para atrairmos estes grandes veículos. Sobre o Press Trip que ocorrerá este final de semana serão no total de 9 veículos de comunicação participantes e 17 jornalistas. Foi passada a programação para o final de semana. Foi informado a todos sobre a mudança de coordenação da Comissão de Assessoria de Imprensa da Sra. Maria Cecilia de Oliveira Camargo para  Sra. Érika Martinez. Maria Helena continua os assuntos da Assessoria e comenta sobre a feira ARQ DECOR E ADVENTURE que foi sugerida pelos arquitetos que são seus clientes em São Paulo. A ideia é trazê-los para Socorro para que eles conheçam nossas atividades de aventura, culinária, hospedagem e demais atrações. A Sra. Elizabeth Pares passou a todos as datas dos jantares do festival Gastronômico Sabores da Roça, inclusive para a Maria Helena para que seja publicado em matérias da Assessoria. O primeiro será no dia 16/06 no Rancho Pompéia e se estenderá nos seguintes estabelecimentos: Fazenda Santa’Ana, Campo dos Sonhos, Portal do Sol e Pesqueiro Nenê Oliani. O cardápio deste será definido esta semana e ainda não há material para divulgação Dos assuntos do Departamento de Turismo será agregado uma capítulo a mais no material das crianças das escolas públicas referente ao Turismo de Socorro, Carlos Tavares pediu ajuda a D. Elizabeth Pares. Carlinhos comentou ainda sobre o CADASTUR que poucos hotéis de Socorro têm o cadastro neste. O regimento interno do COMTUR ainda não está pronto. O mesmo foi cobrado por ele para que seja reavaliado e colocado em funcionamento nas reuniões. Sobre os assuntos do COMDEF, Flávio Meneghelli comentou sobre a Feira REATECH. A participação de Socorro foi boa. Comentou também sobre a participação de Socorro na Conferência para assuntos de acessibilidade. Esta foi em 27 e Abril de 2012. Sobre os assuntos do COMUC, o Sarau com tema SERENATA, este ano será em 27 de Maio de 2012 na Rodoviária Antiga. Terá pintura ao vivo a partir dás 8h00. O planejamento do COMUC está finalizado e o Festival Cultural será de 29 de Junho a 29 de Julho de 2012. Foi comunicado a todos sobre o Projeto Contação de Histórias nas escolas do sitio, que já é um sucesso e a formação das Congadas infantis. Sobre os assuntos do COMDEMA, João Gabriel Tannus trouxe estatísticas que este Conselho tem 08 denuncias e empreendimentos turísticos de crimes ambientais (são 16 empresas de aventura acusadas). Estas, na maioria das vezes, são dos próprios turistas. Sobre os assuntos da Guarda Municipal, O Sr. José Orlando Mucciacito, comentou que 19 homens estão treinando para comporem a Guarda Municipal de Socorro. Estão há um mês em treinamento e o mesmo durará três meses. Foi passado a todos nesta plenária sobre a audiência publica da COMDEPACNAS sobre a abertura da área central da cidade para a construção de prédios de até 06 andares. Foi questionado que o centro não tem capacidade física para agregar estes novos prédios no centro. A audiência será no dia 16 de Maio de 2012 ás 19h00 no plenário da Câmara Municipal. O Sr. José Fernandes pede a participação de todos, inclusive do setor de turismo da cidade. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião. Eu Luana Abrahão Pinto, secretária, escrevi e assino juntamente com o Presidente Sr. José Fernandes Franco a referida ata.

 

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