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Ata 254

ata 254

No dia 12 de Dezembro de 2016, as 19:00H, na sala municipal dos Conselhos Sr. Vivaldo Lopes Martins – centro administrativo Municipal, deu-se início a reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR. A reunião inicia com a leitura da ata anterior, que é aprovada por unanimidade. Na sequência, Sra. Deise informa que verificando as atas anteriores, não identificou-se a criação de nenhuma comissão dos caminhos turísticos. Então, fica nomeado uma comissão com os seguintes membros: Sr. José Fernandes, Sr. Daniel Rosa, Sr. Charles Gonçalves, Sra. Ana Luiza, Sr. Acácio Zavanella, e Sra. Deise Formagio. Esta comissão tem como objetivo trabalhar as questões dos painéis que serão inseridos nos pórticos dos caminhos. Ainda na Secretaria, é comunicado que o Comtur recebeu um ofício da Câmara Municipal, solicitando o comparecimento em uma audiência pública que irá tratar de alterações no plano diretor da cidade, e Ana Luiza comunica que irá participar, e deverá ser solicitada ainda a presença dos representantes dos núcleos. Seguindo com a ordem do dia, na tesouraria Ana Luiza informa que o saldo da conta do COMTUR é de R$10.164,13, e caso aja sobras de recursos do FUMTUR, o mesmo será aplicado no evento a ser realizado em parceria com o esporte, ou na estruturação dos centros de atendimento. Na sequência, o presidente toma a palavra e comunica que ficou acordado com a prefeitura que para a AsTur assumir os centros de atendimento, a prefeitura deverá assumir os custos dos funcionários e obras de infraestrutura dos espaços, e a Astur assumirá todo o resto, onde terceirizará um café, fará a venda de produtos da cidade e passeios turísticos, bem como se responsabilizará pela contratação de um coordenador para a gestão dos pacotes de serviços do COMTUR. O prazo para estar tudo estruturado, é até o dia 30 de Janeiro. Todos os contratos do COMTUR serão feitos com a ASTUR e serão definidos critérios para que as empresas possam expor e vender seus produtos no mirante do Cristo. Ana Luiza lança a ideia de além do aplicativo turístico, incluir um totem com todas as informações dos parceiros. Ainda na questão da estrutura do centro de informações, a prefeitura se comprometeu com uma linha telefônica 0800 para informações, caixa D’água, iluminação , 5 atendentes na alta temporada e 4 atendentes na baixa temporada pelo período de 1 ano. Ana Luiza diz que o coordenador contratado foi o Milton e sua primeira tarefa é de selecionar e treinar os funcionários dos atendimentos. Seguindo com a reunião, Acácio toma a palavra e comunica que por intermédio da Aprecesp, foi iniciado a elaboração de um roteiro sensorial para deficientes visuais, e que esse roteiro após ser ajustado deverá ser comercializado. Outro ponto positivo, é que o mesmo trouxe uma equipe da Band para o cobrir, e isso gerou uma matéria muito legal na edição da noite do jornal da Band. A reunião segue, e Deise informa que nos dias 03 e 04 de Dezembro ouve a aplicação da pesquisa do perfil dos turistas de Socorro, onde 16 alunos, o coordenador, e um guia a conduziu, entrevistando por volta de 300 pessoas. Ela ainda informa que os centros de informações estão aplicando a pesquisa, e  a mesma já está sendo tabulada. Com relação aos gastos, ela comunica que com impressão de formulários foram gastos R$4.368,40, R$1.300,00 com transporte dos alunos de Amparo até Socorro, R$594,00 com quites lanches oferecidos aos mesmos, e 1.274,40 com almoço e jantar dos envolvidos na pesquisa. Na sequência, Ana Luiza pede a palavra, e comunica que completou 1 ano da existência dos pacotes de serviços, e então fizemos algumas adequações tais como: Página da empresa com os dados mais matéria no site, Oferecer 2 fotos no pacote Básico, 3 fotos Intermediário, e no Premium 5 fotos. Já a divulgação na página Oficial do Facebook, Todas as empresas terão R$ 10,00 de impulsionamento, no Básico e no Intermediário terá 1 post de R$ 10,00 e terá uma campanha de R$ 60,00. No Premium, R$ 10,00de impulsionamento e R$ 90,00 de Campanha. Ela ainda continua sua fala, e informa que com relação as regras de exposição de produtos no mirante do Cristo, serão as seguintes: quem for associado repassará para o ASTUR 10% e quem não for associado repassará 20%. Para os meios de hospedagens, a partir do pacote Intermediário poderão efetuar vendas online de hospedagem no site. Entretanto, desde o Básico todos terão formulários com Voucher de descontos, e o aplicativo turístico também poderá ser inserido dentro dos pacotes. Ana Luiza comenta ainda que a apresentação do calendário de eventos já foi repassado para os núcleos, e a Isabela faz a descrição dos eventos e após será enviado aos membros do COMTUR. Então, é sugerido de pedir o Roda São Paulo para a secretaria de Turismo do Estado. Ainda com relação a eventos, alguns membros demonstraram uma indignação por causa da regressão dos enfeites de Natal, que este ano estavam bem apáticos. Então, é sugerido que se crie uma comissão para iniciar os trabalhos para o natal do ano que vem. É pedido então, que se marque uma reunião com o Prefeito para falar do inconformismo a respeito do luzes de Natal, e que seja discutido ainda, o problema de usuários de drogas na praça da Matriz. Seguindo com a reunião, Deise convida a todos para a confraternização do Turismo que acontecerá no dia 21 de Dezembro de 2016 – quarta-feira, na Pedra Bela Vista, ás 18h: 30. Será cobrado um valor de R$ 10,00 por pessoa para comprar os quitutes e a Bebida será por conta da Ecobier. Ela informa ainda, que quem quiser convidar fornecedores e envolvidos pode ficar a vontade. A reunião segue, e o próximo assunto da pauta é a assessoria de imprensa, onde a Sra. Silvana comunica que estará realizando a divulgação das Grutas e cavernas e Hotéis para grupos da terceira idade em mídias especificas. Ela informa ainda que os Releases trabalhados foram ABETA summit, Adventure e encontro de Food Trucks. Na sequência, é passado a fala para Isabela, que informa que irá Oficializar Guilherme como coordenador do núcleo Gastronômico, e que já surgiu a ideia de fazer visitas técnicas nos parceiros para poder indicar os mesmos com mais precisão. Charles aproveita o gancho e comenta que realizou uma descida com o pessoal que trabalha no Shopping Moda de Fábrica para fortalecer essa questão. Isabela retoma a palavra e fala que no núcleo rural os assuntos foram mais voltados para a questão do Mirante do Cristo. No núcleo de hospedagem estão focados na organização do Bloco do turista, onde estão aguardando os orçamentos dos abadás e fizeram um contato com o clube XV com a ideia de fazer um baile com marchinhas no domingo e abrir para os sócios também. Milton aproveita e sugere a venda de camisetas avulsas para turistas. Na sequência, é informado que dia 14 de Dezembro, as 18:30H, haverá um evento na associação comercial para unir todo o trade e planejar ações para 2017. É informado ainda, que esse evento contará com a participação do Sebrae, e uma palestra do Luiz – presidente da Abeta, dando um panorama do turismo. Sr. Zé Fernandes justifica sua ausência, pois estará em assembleia de eleição na ABIH. Seguindo com os trabalhos, o presidente toma a palavra, e pede para que os presentes participem da posse do conselho regional do circuito das águas, que será realizado no dia 16. Então, é sugerido que o COMTUR solicite um micro para que o número de participantes seja maior. Seguindo, o presidente passa a palavra para Ana Luiza, que se manifesta a respeito dos pais dos alunos do colégio Viverde estacionarem seus carros encima da ciclovia estragando a grama, e obstruindo a passagem dos ciclistas. Então, é sugerido que seja enviado ofício ao colégio a fim de que sejam tomadas providências. É solicitado pelos conselheiros também, que seja enviado ofício para a prefeitura pedindo a instalação do ar-condicionado da sala dos conselhos. É solicitado também a secretaria, que levante todas as cadeiras que estão sem pares presentes nas ultimas reuniões, e oficialize as mesmas para enviarem seus representantes as reuniões. Seguindo, Charles pede a palavra e traz a devolutiva com relação aos voos de asa-delta e afins. Ele informa que falou com Jackson e Edvarso, onde eles informaram que existe uma associação de voadores com aproximadamente 150 membros, e destes 150 somente alguns tem a carteirinha de voo duplo. Ele informa que a ideia é de organizar esse grupo e começar a comercializar essa atividade, até porque a ABNT voltou com força total e estão trabalhando com os grupos técnicos para regulamentar as atividades. Charles ainda continua sua fala, e informa que o Marcos Zabaglia está fazendo um evento nos Shoppings expondo cidades turísticas e já tem um calendário para o ano que vem e quem Sabe participaremos. Após, Charles ainda faz mais uma sugestão. Que as estruturas de arvorismo sejam vendidas ou terceirizadas para uma empresa. Após a colocação do Sr. Charles, e sem nada mais a tratar, o presidente Dr. Vitorio José Zuccon declara a reunião por encerrada, e eu Deise formagio Cavazan redijo e assino a presente ata junto do presidente.

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