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Ata 258

Ata 258

Ata 258 – No décimo dia do mês de Abril de 2017, as 19:00H, na sala Municipal dos Conselhos Sr. Vivaldo Lopes Martins, o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, por intermédio de seu presidente Dr. Vitorio José Zuccon da início a a reunião ordinária do mês de Abril. Os trabalhos começam com a leitura da ata anterior, que é aprovada por unanimidade. Na sequência, Sra. Deise informa que a secretaria já enviou ofício para a prefeitura solicitando a verba para divulgação do festival “sabores da roça”, e comunica que a respeito de tesouraria, temos na conta do Sicoob R$7.600,00, e a respeito do Fumtur ainda não foi aprovado nenhum repasse, mas já é garantido o valor de R$13.000,00 para o campeonato de Rafting. Seguindo, o presidente passa a palavra para Ana Luiza, onde ela diz que será realizado um Workshop de Marketing dia 26 de Abril de 2017, ás 19h00, em local a definir. Ela também informa que os vídeos de Socorro estão sendo produzidos e provavelmente apresentaremos na próxima reunião. É discorrido também, a respeito de se fazer uma faixa para colocar no Portal Colonial, com intuito de divulgar ao Turista o que há na cidade, e o Portal será aberto também para o feriado da páscoa. Ana Luiza informa ainda que já foi discutido na reunião de marketing os ajustes faltantes, e em breve estará tudo ok. Seguindo com os trabalhos, o presidente passa a palavra para Charles que comenta a respeito dos novos procedimentos para o apoio do conselho para os eventos a serem realizados. Ele fala que a dinâmica adotada será do organizador vir a reunião apresentar seu evento com pelo menos 90 dias de antecedência para que possamos nos organizar e os membros possam aproveitar mais a divulgação dos eventos até mesmo para atrair mais turistas, o organizador de eventos também deverá demonstrar ao Conselho o pré e o pós evento. Sendo assim as devolutivas dos eventos Cicloturismo ocorrido no ultimo dia 26/03 e o Campeonato de Rafting nos dias 07 a 09/04 foram trazidas ao Conselho. Charles passa então a palavra para Glauber, organizador do Cicloturismo, onde ele expõe que houveram por volta de 300 participantes no evento. Ele mostra também algumas fotos do evento e Sebastião Ginghini aproveita para dizer que acredita que esse evento é frequentado por pessoas de poder aquisitivo alto, e os participantes dos mesmos se hospedam na cidade, trazendo ganhos ao trade. Glauber aproveita a oportunidade, e ressalta que os participantes gostam muito do parque do Monjolinho, e também na oportunidade agradece a guarda municipal pelo trabalho impecável que foi realizado. Nessa temática dos eventos,  Ligia toma a palavra para falar sobre o campeonato de Rafting, onde ela destaca que fizeram uma pequena pesquisa para entender onde os participantes ficaram sabendo sobre o evento e que a maioria foi pela internet ou boca a boca. Ela ainda informa que na sexta-feira conseguiram levar os alunos da escola José Franco Craveiro para assistir uma prova e conscientiza-los da oportunidade de se trabalhar com Turismo. Ela também diz que a EPTV viria no Sábado, mas que houve uma outra cobertura sobre a Febre Amarela e por conta disso cancelaram. Será disponibilizado também imagens para divulgarmos. Quanto ao apoio da Guarda e do SAMU foi tudo ótimo. Ligia ainda comunica que foi montado uma associação de Rafting durante o evento, e eles desejam montar uma cede em Socorro. Sr. Eduardo pede a palavra e diz que ele acredita só que deveria haver um engajamento maior por parte dos outros segmentos para apoiar os eventos. Seguindo com os trabalhos, o presidente passa a palavra para Rodrigo que apresenta a segunda etapa do evento Hard In Help, ele comenta que já trouxe alguns eventos para socorro e que esta etapa é nacional e composta por trajetos de Trilhas de moto com um nível maior de dificuldade. Existe a intenção de realizar esse evento nos dias 26 e 27 de Agosto de 2017, com estimativas de que participem 50 a 100 pilotos e haverá uma ação social a ser definida. Para a realização deste evento, Rodrigo pede uma ajuda de custo de R$ 3.000,00, que é aprovado. Ainda na temática de eventos, Beatriz Presidente do COMUC, pede a palavra e diz que no feriado de 7 de Setembro de 2017 realizarão um encontro de musicas e artes contemporânea, ela comenta que a Prefeitura já colabora com estruturas, mas na próxima reunião trará um projeto para que o COMTUR apoie o evento, pois eles precisam ainda de muita ajuda para a divulgação, e apoio com a alimentação para os artistas. Na sequência, o Presidente passa a palavra para os representantes da WE digi, que nos apresenta os resultados das duas semanas em que o novo site está no ar. Já existem diversos preenchimentos de formulários, cliques em telefones e etc. O maior número de acessos veio pelo Google e rede sociais, em duas semanas depois de implantar o site já houveram 5.900 acessos. Em seguida, Sra. Deise comunica o conselho que Silvana – assessoria de Imprensa se desligou da prestação dos serviços para o COMTUR, e que já estamos recontratando outra assessoria. Deise ainda continua com a palavra, e comenta que a comissão dos caminhos turísticos se reuniu e discutiu alguns assuntos como a utilização do slogan “caminhos da natureza” em algumas campanhas de marketing, já que os caminhos turísticos foram criados devido ao antigo logo. Na reunião da comissão também foram estabelecidos critérios para colocação do nome das empresas nos painéis modulares que compõem os pórticos turísticos. Entre os critérios a empresa deverá ter alvará de funcionamento, segundo o órgão competente (Prefeitura Municipal da Estância de Socorro), a empresa deverá ter viés turístico, ou seja, a maioria das suas atividades devem estar ligadas ao turismo, (os critérios mínimos serão indicados por esta comissão), o nome da empresa indicado no painel será sempre a principal atividade exercida e poderá ser acrescentado um nome de sua principal atividade; Ex: Próximaventura Rafting, a empresa não poderá ter seu nome em dois portais; Ex: Pedra da Bela Vista que tem acesso por dois locais, novos empreendimentos deverão arcar com os custos do seu respectivo módulo, bem como cumprir todos os requisitos exigidos para compor o painel, os painéis turísticos comtemplarão as empresas que estejam localizadas no acesso principal daquele determinado caminho. Apenas para o Caminho Turístico do Rio do peixe que haverá uma exceção das empresas que ficam no Caminho Turístico da Usina, ou seja, do outro lado da margem do Rio do Peixe que serão indicadas no painel do Caminho Turístico do Rio do Peixe, pois possuem acesso principal por ele e por fim a comissão terá autonomia para avaliar se a empresa preenche os requisitos definidos. Após a exposição dos critérios William de Moraes, comandante da guarda municipal e responsável pelo departamento de trânsito, sugere que seja fixado no pórtico a altura máxima para veículos, e seu respectivo peso, afim de preservar o local, e o conselho aprova a respectiva sugestão. Em seguida, o presidente toma a palavra, e informa que a diretoria do COMTUR se reuniu com o prefeito para tentar viabilizar que a Astur passe a receber um repasse de verba. O Prefeito recebeu bem a ideia, e o jurídico e o financeiro da prefeitura analisarão para checar se isso é legal. Se aprovado pela prefeitura toda a verba ainda será aprovada dentro do Conselho para que seja utilizada. O presidente ainda comenta que o Prefeito aproveitou para mostrar o projeto da ciclovia até o final do Rio do Peixe. Os trabalhos prosseguem, e Sr. Charles fala que  a comissão do Natal se reuniu com o prefeito e ele foi enfático no sentido de ter um Feedback se a prefeitura terá o apoio e engajamento das entidades para realizarmos o evento, pois o “Luzes de Natal” é um projeto da cidade como um todo, e não só da administração pública e então está se trabalhando nesse sentido. O presidente segue com a reunião, passando a palavra para Ana Luiza que informa a todos que o CNPJ da Astur saiu, e que a nova gerente de informações e gestora comercial é a Ana Lucia Aranda. Ela também diz que a Astur está se organizando para estruturar de uma vez o Mirante e empório do cristo. Em seguida Sra. Ana Lucia  se apresenta, e ressalta a importância dos centros de informações, e que estará fazendo um contato com as empresas para estreitar as relações. Com o andamento da pauta, Sra. Isabela toma a palavra dizendo que o Núcleo Rural está se estruturando para o Festival gastronômico Sabores da Roça. Na hospedagem, os assuntos abordados já foram comunicados, que são o workshop de marketing e a possível colocação da faixa no portal. Ela informa ainda que a rodada de negócios entre parceiros do turismo acontecerá no dia 03 de Maio no hotel Grinberg’s. Seguindo com os núcleos, no artesanato, Sonia diz que depois que se reuniram estão acertando alguns pontos para que se iniciem os trabalhos. Já no núcleo da Aventura Sr. Charles comenta que houve a WTM na ultima semana e o lançamento do ABETA SUMMIT que será realizado no circuito da Mantiqueira. A diretoria da ABETA foi eleita no evento. Ele também informa que estamos negociando a participação na Adventure Sports Fair. Lembra ainda do grupo de estudos da ABNT e Sra. Deise complementa que a próxima reunião será dia 26 de abril de 2017, das 18h00 ás 22h00 e o local deverá ser confirmado. Sr. Charles retoma a palavra, e diz que ministrou palestra para os Guardas Mirins com o sentido de provocá-los em aproveitar a oportunidade que o município oferece através do turismo. Os trabalhos seguem, e Acácio comenta da participação de Socorro na WTM, onde foi Conversado com a FISHTV e a ideia é fazer um campeonato de pesca aqui. Ele comenta ainda que este ano haverá a Feira Agropecuária acoplada do Rodeio e palestras e oficinas deverão acontecer.  Deise aproveita para comentar que também realizaram contato com o convention bureau de Campos do Jordão para iniciarmos a organização de uma Feira Gastronômica e no momento mais oportuno trará detalhes. Após essa fala, e nada mais havendo a tratar, Eu Deise Formagio Cavazan rediji e assino a presente ata junto do presidente Dr. Vitorio José Zuccon.

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