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ATA 01

Ata 01 – COMUC – Às 20 horas (vinte) do dia seis (6) de dezembro de 2010, segunda-feira, foi realizada a Assembléia de posse dos membros do Conselho Municipal de Cultura, COMUC, no “Palácio das Águias”, localizado à Rua Campos Salles, 177, no centro de Socorro. Definido a partir da publicação do Decreto 2898/2010, no Jornal Oficial de Socorro, de 12 de novembro, do mesmo ano, a cerimônia de posse da diretoria do COMUC teve início com a apresentação do Trio Brasil, composto pelos músicos Gabriel e Fernando Perre e Ângelo Bonetti, que integram o corpo de professores do Conservatório Municipal de Música, administrado pelo ICA – Instituto Cultural e Artístico. Maria Sílvia Baladi Rodrigues, mestre de cerimônia, chamou para compor a mesa o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Carlos Alberto Tavares de Toledo, que representou a prefeita Marisa de Souza Pinto Fontana, em seguida, a presidente do Conselho, Marinilda Bertolete Boulay, o vice-presidente, Domingos José Palazi, o primeiro secretário, Ângelo Adriano Corrêa Pinto e a segunda secretária, Márcia Regina Mantovani. Maria Sílvia fez uma breve homenagem a Marinilda e família pela dedicação a arte e cultura. No pronunciamento de Carlos Tavares, o diretor dedicou sua facilidade diante do microfone graças ao apoio de Edmur Godoy, presente na platéia, que o incentivou a ingressar na carreira artística, em tempos passados. Carlos também agradeceu a Deus pela oportunidade de ver o desenvolvimento histórico da cultura na cidade de Socorro, contando com o envolvimento da sociedade civil na organização, criação e composição do COMUC, para valorizar o artista socorrense. Tavares enfatizou ainda, que isto foi possível graças ao apoio da Administração Pública em consolidar o movimento cultural da sociedade de Socorro, de fato e de direito para trabalhar. Explicou, “a cultura vai se desenvolver conforme o COMUC desenhá-la, tendo como exemplo e apoio, o trabalho desenvolvido pelo COMTUR. Assim dizendo, declarou empossados no cargo a primeira diretoria do Conselho Municipal de Cultura e passou a palavra para a então presidente, Marinilda Bertolete Boulay. A presidente do Conselho agradeceu a homenagem prestada à sua família e reconheceu como “irmão” mais velho, o COMTUR, desejando que ambos possam caminhar de mãos dadas. Marinilda também agradeceu a visão administrativa da prefeita Marisa que possibilitou a criação do Conselho. No Salão Azul” do Palácio das Águias, a presidente do Conselho fez menção às palavras do francês Jean Luc Lagarce: “Devemos preservar os espaços de criação, os espaços do luxo do pensamento, os espaços do superficial os espaços da invenção do que ainda não existe, os espaços da interrogação do ontem os espaços do questionamento”. Também fez menção de sua mãe, a agitadora cultural e professora aposentada Leonor Arioli Bertolete, que muito fez pela educação da cidade e pela preservação de seu folclore, sobretudo a congada. Marinilda ainda expressou os votos de desejo que a gestão do COMUC possa alcançar repercussão com o desenvolvimento de uma cultura sustentável. Oficializada a posse da diretoria e as respectivas declarações, mediante a plenária composta pelos representantes de 19 (dezenove) setores com representatividade no Conselho, conforme o decreto 2898/2010 e demais convidados, foi estabelecido os dias e horários das reuniões da diretoria do COMUC e das reuniões do Conselho Municipal de Cultura. A diretoria reunir-se-á às dez horas e trinta minutos 10h30min) de cada primeira (1ª) segunda-feira do mês, no Centro Administrativo Municipal, para definição da pauta da reunião ordinária do Conselho. Sobre a pauta da reunião do Conselho, ficou estabelecido que todas as sugestões de pauta devem ser apresentadas à diretoria com o mínimo de dez (10) dias de antecedência da reunião do Conselho. Mediante a análise dos assuntos propostos, a diretoria elaborará a pauta da reunião do COMUC que será realizada, em primeira chamada, às vinte horas (20 h) da primeira, (1ª) sexta-feira de cada mês, no Centro Cultural Municipal. Não havendo maioria simples na 1ª chamada, a reunião terá início as vinte horas e trinta minutos, em segunda chamada, com os representantes presentes e, assim sendo, com plenos poderes para deliberar. Também foram definidas comissões de base. Para o estabelecimento do regime interno do COMUC ficou constituída a comissão formada pelos representantes: Carlos Alberto Tavares de Toledo, Dircineu de Lima e Edna Maria Preto Cardoso. Comissão de projetos tem os representantes: Luiz Sérgio Fernandes, Maria do Socorro Henrique Barbosa, Marinilda Bertolete Boulay, Gabriel Elves erre. Comissão de eventos: Marco Antônio da Silva Pinto, Maria Teresa Ferraz do Carmo, Alcindo de Oliveira Santos Júnior e Maria Sílvia Baladi Rodrigues. Comissão de folclore: Ângelo Adriano Corrêa Pinto, Domingos José Palazzi e José Valdir Ferrari. Comissão de artesanato: Rosa Pereira Taniguchi, Maria Lúcia Fagundes de Almeida, Gláucia Balderi e Salete de Fátima Torres Ishikawa. Em seguida, foram estabelecidas as prioridades do COMUC para o ano de 2011 a serem encaminhadas para a prefeita Marisa. Foi priorizada a criação e construção de um Teatro Municipal, Biblioteca, Pinacoteca, restauração da pintura do Palácio das Águias, restauração da antiga Estação Ferroviária. Sob a solicitação dos presentes, a presidente Marinilda Boulay determinou que, até o dia 14 de dezembro, seriam recebidas outras sugestões de prioridades, dos núcleos, para o ano de 2011. Foi definido que será instaurado um concurso para a criação de um logotipo para o COMUC. Também ficou definido, durante a Assembléia, que será encaminhado um ofício à prefeita Marisa sugerindo a aquisição do prédio histórico do “Palacete da Cultura”, de posse da família do Dr. Gilberto Carvalho, e outro sugerindo a suplementação de verba para o conservatório de música. A assembléia encerrou-se ao som do Trio Brasil e com um coquetel comemorativo.

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