• Este evento já passou.

11/09/2018-19:30 - 21:30

Exposição de Arte Gratuita

Socorro: Das Tradições ao Turismo

Inspirados pelo tema proposto pela ONU, 2017: Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, convidamos professores e alunos para pensar, descobrir e desenvolver trabalhos sobre a cidade de Socorro.
Afinal, como se constrói uma cidade? Com prédios altos e casas, com ruas para passar gente e automóveis, com árvores frondosas entre rios e pontes. São de concreto as cidades? São de asfalto? De tijolos, água ou ladrilhos? As cidades são feitas de tudo isso, mas antes disso tudo, são feitas de pessoas e dos vínculos que estabelecem entre si. A cidade nasce da necessidade de um ser humano estar junto com outro ser humano e juntos construírem uma história rica em tradições e cultura. Conhecer o desenvolvimento da cidade permitiu perceber que as particularidades do local, a natureza, os costumes, o povo acolhedor, as festas, as construções, foram decisivas para que se tornasse uma Estância Turística.
Ser, sentir e viver em Socorro foi a proposta do projeto pedagógico desenvolvido durante o ano de 2017 pela Escola Viverde, o resultado desse trabalho está no conhecimento que cada um adquiriu e parte disso se faz presente nas obras construídas, por crianças e jovens, que passaram por um processo criativo respeitando e explorando a potencialidade e as habilidades de cada faixa etária. Com o olhar voltado para o turismo sustentável, a escolha da materialidade teve um significado único, que revela o quanto pudemos contribuir para a escolha crítica e aprimorada dos materiais usados no processo de criação, um olhar apurado para aquilo que se transforma e também permanece.
Dessa forma, essa exposição aponta para um futuro diferente e melhor, rompendo com o normal, com o estabelecido, dando voz aos estudantes através da experiência, da oportunidade e do direito a experimentar e transformar a cidade por meio da Arte.
E com essa exposição entramos na programação do 12ª Primavera de Museus promovido pelo IBRAM com o tema “Celebrando a educação em Museus”.

A exposição abre no Museu Municipal da Estância de Socorro, no dia 11 de Setembro ás 19h30 e segue aberta para visitação até o dia 29 de Setembro em horário de funcionamento do museu (terça á sábado das 09h00 ás 17h00).
Apoio: Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, Secretaria Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Data:
11/09/2018