12ª Campanha Estadual do Fique sabendo 2019 será realizada neste sábado dia 07 de dezembro

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Socorro realizará a Campanha Estadual do Fique Sabendo 2019 no sábado, dia 7 de dezembro, durante o Dia Mundial de Combate a Aids. O evento ocorrerá das 8h às 14h no Palácio das Águias, localizado na rua Dr. Campos Salles, 177.

O objetivo é oferecer às pessoas os testes rápidos de Sífilis e HIV, para que elas fiquem sabendo do seu status sorológico, tenham o diagnóstico precoce destas doenças, tirem o peso da dúvida, com total garantia de sigilo, confiança e qualidade no processo de diagnóstico. Nos casos de diagnóstico positivo, as pessoas serão devidamente acolhidas, com aconselhamento individual, acesso ao tratamento, melhor qualidade de vida e garantia dos direitos humanos à saúde.

A campanha tem como foco a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis através de esclarecimentos com o fornecimento de orientações sobre métodos de prevenção para sensibilização quanto à prática sexual segura e oferecer garantia de atendimento aos portadores do vírus. E aqueles que praticam sexo sem preservativo, devem estar ainda mais atentos à realização dos testes rápidos, pois o risco de se contrair uma doença nessas situações é iminente.

A Sífilis e a infecção pelo HIV, são doenças que em muitas vezes passam despercebidas na vida das pessoas, até o momento em que, os sinais e sintomas começam a aparecer e a doença se manifestar, em geral tardiamente com graves consequências para a saúde das pessoas. Durante esta fase de invisibilidade as pessoas estão involuntariamente transmitindo a doença. Sabemos que estas transmissões podem acontecer através de relação sexual desprotegida, sem uso de preservativos, compartilhamento de objetos perfurocortantes, piercings, materiais de tatuadores, manicure, pedicure e acupuntura, seringas e agulhas compartilhadas e contaminadas e ou, ainda, da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou no momento do parto. No caso do HIV, a transmissão pode ocorrer também durante a amamentação.