Alunos de 5º ano realizam avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Os alunos dos quintos anos das escolas municipais realizaram, conforme cronograma enviado pelo coordenador de Polo do Saeb com as datas de 23 de outubro a 1 de novembro, as avaliações do sistema da educação básica – Saeb.

O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep desde 1990 e tem como objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira. Além disso, gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do País. Os resultados também são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, que considera o desempenho dos alunos no Saeb e os dados de fluxo escolar do Censo Escolar, fornecendo indícios sobre a qualidade do ensino ofertado.

O Saeb utiliza dois tipos de instrumentos: testes cognitivos, a serem aplicados aos alunos dos anos avaliados e questionários (impressos e eletrônicos), a serem aplicados aos alunos, professores, diretores, secretários estaduais e municipais de Educação, que coletam informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto, que podem auxiliar a compreender o desempenho nos testes.

Na rede municipal, o público alvo de avaliação foram os alunos dos 5º anos e a aplicação das avaliações foi conduzida por profissionais designados pelo Saeb.

“A avaliação é muito importante no sentido de melhorar a educação e garantir a continuidade e valorização das ações docentes que têm sido exitosas” – destaca a secretária municipal de Educação, Flávia Maria Teixeira Beneduzzi.