Para que o atendimento odontológico seja direcionado ao munícipe socorrense de modo a garantir uma atenção especial, o município contém uma rede odontológica, integrada por quatro unidades:
Centro Odontológico Municipal composto por dez cirurgiões dentistas (CDs) e sete assistentes de saúde bucal (ASBs), dois escriturários, dois agentes de limpeza, seis consultórios para o atendimento, escovódromo e sala de projeção e palestras.

Unidade Básica de Saúde Jardim Araujo, com quatro cirurgiãs dentistas, três assistentes de saúde bucal , escovódromo e dois consultórios.

PSF Jardim Santa Cruz e PSF Vila Palmira, com um cirurgião dentista e um assistente cada.

Segundo a Dra Amélia Aparecida Padilha, Chefe da Rede Odontológica, os atendimentos realizados constam de procedimentos preventivos, curativos e reparadores. No caso dos procedimentos preventivos,
Aplicação Tópica de Fluor em casos de alto índice de cárie, aplicação de selante, escovação supervisionada individual e coletiva, bochechos fluoretados nas escolas da zona rural, palestras educativas em saúde bucal e dieta equilibrada para pais, professores e alunos nas creches, escolas urbanas e rurais, Centro Dia do Idoso, CRAAS, aplicação de cariostático, ajustes oclusais, exames preventivos de câncer bucal, cabeça e pescoço, e anualmente é realizada Campanha de Câncer Bucal.

Como fator preventivo o fluor na água de abastecimento reduz o índice de cárie em 60%, ao passo que em forma tópica a redução é de 40%, sendo que o controle da qualidade da água é monitorado através da Vigilância Sanitária.
Procedimentos Curativos:- restaurações, extrações, tratamentos periodontais, drenagem de abscessos, polpotomias, pulpectomias, obturação radicular de dentes decíduos, tratamentos cirúrgicos para alveolites e tratamentos cirúrgicos para hemorragias, acrescenta a Dra Amélia.

Por outro lado, os procedimentos reparadores são realizados no CEO- Centro de Especialidades Odontológicas no CONISCA- Consórcio Intermunicipal do Circuito das Águas, que se constituem nas próteses totais. Também são realizados no CEO os tratamentos endodonticos, tratamentos cirúrgicos periodontais, cirurgias de dentes inclusos e ou impactados, diagnóstico bucal, biópsias, cirurgias da cavidade bucal e atendimento para pacientes especiais- diabéticos e hipertensos descompensados e pacientes com síndromes.
Para o atendimento de pacientes diagnosticados com câncer, politraumatizados bucomaxilofaciais e com necessidade de cirurgias ortognáticas utilizamos de alguns hospitais e faculdades de Odontologia.
O serviço ainda se compõe de atendimento odontológico para Bebes e Gestantes, na faixa etária de 0 a 14 anos na Odontopediatria, adolescentes de 15 a 18 anos, adultos e idosos divididos entre os profissionais da rede.
O horário de atendimento é das 8:00h às 11:00h e das 13:00 às 16:00h no Centro Odontológico e nos PSFs, sendo que na UBS do Jardim Araújo o atendimento inicia-se às 7:30h, respeitando-se o horário de ônibus das crianças lá atendidas e no Centro Odontológico há o rodízio dos escriturários, permanecendo aberto em horário integral para agilizar o agendamento.
A marcação de consultas é feita prèviamente a partir do dia 15 de cada mês para os adultos, e para as crianças escolares e adolescentes, é feita uma programação de atendimento, tendo suas consultas reservadas com o profissional que o atende.

As urgências e as emergências são atendidas independentemente de agendamento.
Existem também as parcerias com os Programas “Brasil Sorridente” e “Sorria São Paulo” para ampliar e melhorar a rede.
O total de procedimentos realizados pelos profissionais da rede foi de 9.968 no primeiro quadrimestre e 11.148 no segundo, e no CEO 1.319 e 1.620 no primeiro e segundo quadrimestres, respectivamente.

Turismo Socorro

Circuito das Águas Paulista