Audiência pública pretende reunir sugestões para implantação de Plano de Mobilidade Urbana

Audiência sobre Mobilidade

A Prefeitura de Socorro está construindo um Plano de Mobilidade Urbana. Na última quinta-feira, 21, a empresa URBA – Arquitetura e Design para Cidades – apresentou uma série de medidas que visam à melhoria do trânsito de pedestres, ciclistas e motoristas. O projeto foi exposto em audiência pública realizada no Auditório do Centro Administrativo e está disponível no site da Prefeitura. A população pode tirar dúvidas e enviar sugestões diretamente para o Departamento de Planejamento, no endereço de e-mail disponível.

As propostas incluem, dentre outras coisas, a viabilização de ciclovias; a normatização, padronização e o reposicionamento das placas de trânsito; o deslocamento totalmente acessível de pessoas com deficiência física; a colocação de acostamentos nas estradas vicinais; o melhoramento da sinalização; a pavimentação e o recapeamento de ruas; a retirada de entulho das calçadas e o rebaixamento de guias; o posicionamento adequado de lombadas e a estruturação das linhas viárias.

Desde que foi contratada, a URBA têm realizado pesquisas de campo, registrando através de fotografias as deficiências da mobilidade no município de Socorro. O objetivo do Plano é contemplar todas as localidades, isto é, tanto a região central quanto a ligação urbana aos bairros da zona rural.

O projeto pretende, ainda, preservar, proteger e recuperar o meio ambiente. Nesse sentido, o incentivo ao uso das bicicletas é fundamental, pois diminui os índices de poluição atmosférica e sonora. O transporte coletivo também é parte do Plano, definindo-se percursos e aumentando a frequência de circulação. O escoamento de água é outro ponto importante, e propõe-se a obtenção de um plano de drenagem a fim de evitar pontos de alagamento.

Como instrumento de conscientização, serão implantados programas de educação e segurança no trânsito nos níveis escolares e de formação de motoristas, os quais abranjam qualquer faixa social e etária.

Para ter acesso ao projeto e aos relatórios, bem como para tirar dúvidas e enviar sugestões, entre no site da Prefeitura, www.socorro.sp.gov.br/publicacoes/plano-de-mobilidade-urbana ou disque 3855-9602.