Avaliação do governo estadual registra ótimo índice de acertos de alunos oriundos da rede municipal de educação

Alunos do 6º ano com ensino fundamental feito em escolas municipais obtêm boas médias em provas de português e matemática

Secretaria Municipal de Educação conseguiu elevar
qualidade do ensino nos últimos anos

A coordenação da Escola Estadual José Franco Craveiro, sediada em Socorro, parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Educação pelos resultados obtidos por alunos do 6º ano nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, submetidas pela Secretaria Estadual de Educação (SEE).

Em comunicado, a direção da unidade estadual informa: “É com grande satisfação que divulgamos os bons resultados dos nossos alunos de 6º ano, vindos da Educação Municipal, nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática – Avaliação da Aprendizagem em Processo – Edição Diagnóstica”.

As provas foram aplicadas na segunda semana de fevereiro como forma de identificar o nível de aprendizagem dos alunos em anos anteriores (ensino fundamental I – de 1º ao 5º anos). É a primeira vez que a Secretaria Estadual de Educação aplica o exame em fevereiro – antes a primeira edição era submetida somente em abril, ao final do primeiro bimestre.

Os resultados apontam a evolução da qualidade na educação municipal nos últimos anos. De acordo com a assessora pedagógica Nielsen Carvalho de Lima, logo no início da atual gestão foi feita uma reunião com diretores das escolas estaduais, os quais estavam insatisfeitos com o nível de aprendizagem dos alunos que chegavam da rede municipal.

Ainda segundo Nielsen, neste encontro a equipe da Secretaria Municipal de Educação se comprometeu a melhorar a qualidade do ensino com resultados significativos dentro de um período de quatro anos. “É um feito inédito”, comemora. Ano a ano, as escolas municipais avaliadas no IDEB têm conseguido melhorar as notas, superando índices previstos para 2021.

Na Avaliação da Aprendizagem em Processo – Edição Diagnóstica da SEE, os alunos das três turmas de 6º ano da Escola Estadual José Franco Craveiro obtiveram médias de 82,39% de acerto em Língua Portuguesa e 66,67% de acerto em Matemática. “Este é mais um índice que demonstra o bom trabalho desenvolvido por toda nossa equipe”, celebra a secretária Célia Viam.