Campanha antirrábica acontece entre 22 de agosto e 3 de outubro; confira o dia da visita em seu bairro – Prefeitura Municipal da Estância de Socorro

Vacinas serão aplicadas em cães e gatos por veterinários da Prefeitura

Doença também tem contágio em humanos e pode matar

A campanha anual de vacinação antirrábica para cães e gatos de Socorro terá início no dia 22 de agosto. Na zona rural, a imunização será feita de quarta a sexta, enquanto em bairros da zona urbana as vacinas serão aplicadas aos sábados (exceto no Centro, último local de vacinação, no dia 3 de outubro).

A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e pelo departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura. O serviço é gratuito e de grande importância para evitar a manifestação de raiva nos animais.

A campanha é destinada a todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade, inclusive aqueles em gestação. A dose independe de peso e sexo do animal, sendo o cuidador responsável por facilitar o trabalho dos veterinários contendo seu cão e/ou gato, inclusive com uso de coleira, se necessário.

Pede-se aos cuidadores que apresentem a carteira de vacinação do animal, mas a dose será aplicada mesmo na ausência do documento. Não é permitido aplicar a vacina no próprio animal nem levar a dose para casa, pois o procedimento só será realizado sob supervisão de um veterinário da Prefeitura.

A raiva é uma doença viral transmitida entre mamíferos, principalmente por animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, os quais podem contaminar de forma involuntária cães e gatos. A doença é fatal para os bichos de estimação e pode infectar – e matar – seres humanos também.

Confira abaixo a relação dos bairros, dias e horários de aplicação da vacina.