Campanha antirrábica já vacinou 1.200 cães e gatos e continua até 4 de outubro

Expectativa é vacinar 4 mil animais; quatro bairros tiveram data alterada

Procedimento é simples e rápido

A campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos imunizou 1.200 animais (800 cães e 400 gatos) entre os dias 22 de agosto e 6 de setembro, em quinze bairros. A expectativa da Prefeitura é vacinar 4 mil animais. Os mutirões continuam até o dia 4 de outubro.

Quatro bairros tiveram a data de visita alterada, passando de 20 de setembro para o último dia de campanha. São eles: Buenos, Currupira, Pinhal e Varginha.

A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e pelo departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura. O serviço é gratuito e de grande importância para evitar a manifestação de raiva nos animais.

Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade, inclusive aqueles em gestação. A dose independe de peso e sexo do animal, sendo o cuidador responsável por facilitar o trabalho dos veterinários contendo seu cão e/ou gato, inclusive com uso de coleira, se necessário.

Pede-se aos cuidadores que apresentem a carteira de vacinação do animal, mas a dose é aplicada mesmo na ausência do documento.

Não é permitido aplicar a vacina no próprio animal nem levar a dose para casa, pois o procedimento só é realizado sob supervisão de um veterinário da Prefeitura. A Guarda Civil Municipal acompanha os profissionais em todos os bairros visitados.

A raiva é uma doença viral transmitida entre mamíferos, fatal para os bichos de estimação e que pode infectar – e matar – seres humanos também.