Campanha Fique Sabendo acontece dia 25 no Palácio das Águias

Serão realizados testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, com sigilo garantido e o devido acompanhamento em casos de resultado positivo

Paço Municipal, no Palácio das Águias,
onde acontece a Campanha Fique Sabendo

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no dia 25 de novembro, sábado, das 8h às 14h, mais uma edição da Campanha Estadual Fique Sabendo. O mutirão acontece no Palácio das Águias, situado à Rua Dr. Campos Salles, 177, e visa a identificar por meio de testagem rápida a ocorrência de sífilis, HIV ou hepatites B e C na população, para início do tratamento adequado.

Os resultados são sigilosos e o processo de diagnóstico é totalmente confiável. Em casos de resultado positivo, os pacientes recebem acompanhamento individual, com aconselhamento psicológico e acesso imediato ao tratamento. A campanha também foca na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, por meio de esclarecimentos às pessoas presentes.

Além de realizar os testes, os profissionais de saúde orientam para a utilização de métodos preventivos. De acordo com a Secretaria de Saúde, pessoas habituadas a relações sexuais sem uso de preservativo estão em risco iminente de contaminação por alguma dessas doenças, e por isso devem estar ainda mais atentas para a realização dos testes rápidos.

Sífilis, AIDS e as hepatites virais B e C muitas vezes demoram a se manifestar, ainda que o indivíduo esteja contaminado, prejudicando seu próprio tratamento, bem como aumentando o risco de a doença ser espalhada involuntariamente para outras pessoas.

As formas mais comuns de transmissão acontecem via relação sexual sem preservativo, compartilhamento de seringas, agulhas, piercings e materiais de tatuadores, manicures e de acupuntura, ou, ainda, pela mãe infectada, ao longo da gestação ou mesmo no momento do parto – no caso do HIV, a contaminação pode ocorrer também durante a amamentação.