FOTO ILUSTRATIVA/EBC
hpv-site

Teve início na última segunda-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (papilomavirus humano). A Secretaria Municipal de Saúde da Estância de Socorro está integrada ao programa, colocando vários postos para vacinação/Unidades de Saúde, gratuita, para as adolescentes entre 11 a 13 anos de idade.

Sabendo que o vírus é extremamente contagioso, sendo possível a contaminação com uma única exposição, o objetivo da campanha é proteger as meninas contra o câncer de colo de útero e as verrugas genitais.

Já no primeiro dia de vacinação, Socorro atingiu 9.6% do atendimento previsto pelo governo estadual, para o município, qual seja de 750 pessoas, com base em levantamento realizado pelo IBGE para a  faixa etária de 11 a 13 anos, em Socorro/SP.

Segundo Márcia Pereira de Araujo Fruchi, enfermeira da Vigilância Epidemiológica Municipal, a procura pela vacina foi considerada boa em seu primeiro dia de ação, sendo que o período da tarde com mais intensidade, já que a maioria das meninas estuda pela manhã. A expectativa é atingir até o dia 21, 30% do total anunciado para Socorro.

Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo de útero deverão tomar três doses da vacina, no esquema recomendado abaixo.

1ª dose: será ofertada a partir de 10 de março

2ª dose: administradas seis meses após a 1ª dose.

3ª dose: administrada cinco anos após a 1ª dose.

A vacinação das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis.

postos-site

Turismo Socorro