Carnês de IPTU 2019 começam a ser entregues

Vencimento da parcela única com 10% de desconto é dia 21 de janeiro

O carnê de Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU referente ao exercício de 2019 começa a ser distribuído hoje via Correios, para os contribuintes que possuem endereço de correspondência cadastrado na Prefeitura. Para os demais, a retirada do carnê pode ser feita, a partir de segunda-feira (07), no Centro Administrativo “Prof. Imir Baladi”, sede da Prefeitura de Socorro, no Departamento de Tributos. Os carnês também pode ser impressos através do site da Prefeitura (www.socorro.sp.gov.br), acessando as seguintes opções: Cidadão – Consulta de Tributos – 2ª via de carnê de IPTU.

O vencimento do pagamento único com desconto de 10% e da primeira parcela será no dia 21 de janeiro. O pagamento pode ser feito, até o vencimento, nas Lotéricas, correspondentes bancários e através de canais de autoatendimento como caixas eletrônicos e internet banking, dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander. Após o vencimento, o contribuinte precisa solicitar boleto atualizado através do site da Prefeitura, acessando as opções: Cidadão – Consulta de Tributos – Pesquisa de débitos imóvel ou presencialmente no Centro Administrativo. O pagamento também pode ser feito na tesouraria da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Não houve aumento no valor do IPTU, apenas reajuste de 4,53%, baseado na inflação, considerando o Índice de Preços ao Consumidor – IPCA, no período de outubro de 2017 a setembro de 2018, conforme previsto no Código Tributário Municipal. Se comparado a outros municípios como Serra Negra e Águas de Lindóia, a arrecadação per capita de IPTU de Socorro é uma das menores da região. Em 2018, a arrecadação per capita de IPTU de Águas de Lindóia foi de R$ 926, Serra Negra recebeu em média R$ 750 por habitante e Socorro apenas R$ 423. Do valor arrecadado através do IPTU, é obrigatório por lei investir 25% na educação e 15% na saúde, setor este no qual a Prefeitura de Socorro destina cerca de 30%. Os demais recursos são utilizados em diversas áreas da administração municipal.

Solução de dúvidas e informações a respeito do IPTU podem ser obtidas no Departamento de Tributos na Prefeitura ou através do telefone (19) 3855-9609, em horário comercial.