COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE: É HORA DE REDOBRAR OS CUIDADOS

Prefeitura intensifica trabalho em todas as regiões da cidade; período de chuvas se estendeu além das previsões, ampliando as procriações dos mosquitos

A Prefeitura de Socorro intensificou o combate ao Aedes aegypti em toda cidade. Os agentes de combate a endemias em ação conjunta com todas as unidades de saúde (mais de 60 colaboradores envolvidos) estão percorrendo todas as regiões do município.

Até o fechamento desta edição, Socorro já contabilizava 9 casos confirmados de dengue e aguardava outros 32 resultados de suspeitos.

“O perigo é para todos! O combate também, faça sua parte. Com ações simples podemos combater o mosquito. A união de todos, governo e população é a melhor forma de derrotar o mosquito. A vigilância deve ser constante”, comenta Débora Rostirola Soriano, chefe da Vigilância em Saúde da Prefeitura.

Os agentes de endemias utilizam três técnicas simples, que levam cerca de 10 minutos, para vistoriar casas, apartamentos e espaços abertos. Os agentes estão nas ruas vistoriando todos os espaços, em todo o município. Contudo, a população pode adotar técnicas e se antecipar à visita.

“O serviço de Vigilância em Saúde da Prefeitura pede a colaboração da população, que receba bem os agentes, deixando com que eles verifiquem os possíveis criadouros, lembrando que os mesmos estarão sempre identificados com os seus respectivos crachás”, explica Débora.

O alerta é para a população intensificar a atenção, tendo em vista que o período de chuvas se estendeu além das previsões, ampliando as procriações dos mosquitos.

Dicas de Prevenção
Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas. Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados
Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento. Não tome qualquer medicamento por conta própria.