Diretor de entidade cultural visita Socorro, faz palestra e conhece atrativos da cidade

Secretário de Cultura, Tiago de Faria; Diretor Cultural da Abaçaí, Toninho Macedo e prefeito de Socorro, André Bozola

A cidade de Socorro recebeu, entre os dias 17 e 18 de maio, a visita de Antonio Teixeira de Macedo Neto, popularmente conhecido como Toninho Macedo, diretor cultural da organização social Abaçaí – Cultura e Arte, que é a responsável por articular artistas e grupos populares para a realização das dezenas de edições do Revelando São Paulo, o mais importante festival da cultura tradicional no estado de São Paulo.

Na sexta-feira (17), Toninho participou de evento alusivo à Semana Internacional dos Museus, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, palestrando sobre o tema “O Futuro das Tradições”. Após a palestra, que aconteceu na sala de sessões “Marcelino Pinto Teixeira” na Câmara Municipal, Toninho prestigiou o cortejo da Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo até o Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, onde também assistiu à apresentação da Orquestra de Viola Caipira Morena da Fronteira.

Na manhã de sábado (18), Toninho participou da homenagem rendida ao Sr. Alberto “Tata” Niero, no Trevo dos Imigrantes. Na sequência, participou da recepção ao embaixador da Namíbia no Brasil, Sr. Samuel Sheefeni Nuuyoma, que veio conhecer uma plantação experimental de milho branco.

Com a presença de representantes do Departamento de Assistência Social da Prefeitura e da cultura local, como a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais – Compuc, Maria Lucia Fagundes de Almeida, e o secretário Tiago Faria, Toninho realizou uma reunião sobre a cultura de paz, no Centro Administrativo “Prof. Imir Baladi”. Foram discutidas ações nas quais os segmentos da sociedade podem colaborar na propagação da cultura de paz, que preza pela não-violência social.

Depois da reunião, os integrantes da reunião se dirigiram ao Espaço do Artesanato, no Centro de Exposições “João Orlandi Pagliusi”, para visitarem as praticantes do nhanduti. Toninho também teve a oportunidade de conhecer as melhorias feitas pela atual administração municipal no Centro de Exposições, como a pista de skate, quadra poliesportiva e as áreas revitalizadas.

O grupo também visitou as instalações da locomotiva 208, na Pompeia, e o Museu da Roça, montado pelo escritor e agricultor José Valdir Ferrari, no bairro Livramento.

Toninho Macedo se mostrou muito satisfeito com as novidades que encontrou em Socorro. “Esta não foi a sua primeira visita à nossa cidade, mas com certeza, foi muito importante para estreitarmos ainda mais esta relação, que significa muito para a cultura local” – comentou o secretário de Cultura, Tiago de Faria.

“Ficamos muito honrados com a visita do Toninho Macedo, que além de ser um grande agente cultural, possui muito conhecimento sobre os elementos da cultura tradicional em Socorro” – concluiu o prefeito André Bozola.