Embaixador da Namíbia no Brasil visita Socorro para conhecer lavoura de milho branco

Prefeito André Bozola, embaixador da Namíbia, agricultor Claudinei Vaz de Lima e seus filhos, durante visita à lavoura de milho branco
Prefeito André Bozola, embaixador da Namíbia Sr. Samuel S. Nuuyoma,
agricultor Claudinei Vaz de Lima e seus familiares, durante visita à lavoura de milho branco

O embaixador da Namíbia no Brasil, Sr. Samuel Sheefeni Nuuyoma, visitou Socorro no sábado (18), e foi recebido no Centro Administrativo “Prof. Imir Baladi”, pelo prefeito André Bozola e sua equipe. O embaixador veio acompanhado da Sra. Ruth Shitigona, primeira secretária da Embaixada da República da Namíbia no Brasil.

A principal razão da visita foi conhecer uma plantação de milho branco do agricultor familiar Claudinei Ap. Vaz Lima, localizada no bairro Barão de Ibitinga. O agricultor foi pioneiro em Socorro e realizou em sua propriedade uma plantação experimental de milho branco, com sementes produzidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo Estadual, através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI.

Essa cultura é nova em Socorro e o plantio foi realizado com intenção de exportar o produto para a Namíbia, onde são consumidos cerca de 350 gramas por pessoa diariamente, numa população de 2,534 milhões de habitantes, além de outros países do sul da África. O projeto também recebe apoio do Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro.

Durante a recepção, além de tratar de aspectos técnicos do cultivo do milho branco, com assessoria de representantes da CATI, o prefeito apresentou informações turísticas de Socorro, inclusive levando a comitiva do embaixador até o Mirante do Cristo, ponto turístico mais visitado da cidade. Na sequência, a comitiva visitou a lavoura de milho branco.

“Uma reunião deve acontecer no início de junho para apresentar o cultivo a mais agricultores familiares de Socorro, buscando aumentar a produção local e, por consequência, a exportação” – comentou Paulo Lorensini, diretor de Desenvolvimento Rural de Socorro. A reunião será acompanhada por Ricardo Latkani, representando a Embaixada da Namíbia.

“Os benefícios do cultivo do milho branco em Socorro são inúmeros. Nosso município tem terra fértil e produtiva, com capacidade de atender significativamente a demanda da Namíbia e de outros países sul-africanos, gerando emprego e renda na agricultura familiar” – concluiu o prefeito André Bozola.

Embaixador da Namíbia e prefeito André Bozola no Mirante do Cristo