Equipamentos da Patrulha Mecanizada Agrícola estão disponíveis para produtores rurais

Tratores e equipamentos da Patrulha AgrícolaDois tratores e outros quatro equipamentos agrícolas estão disponíveis para utilização por parte dos pequenos e médios produtores rurais de Socorro. As máquinas foram adquiridas no final de 2014 e fazem parte do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, com a criação da Patrulha Mecanizada Agrícola Municipal, compromisso do Plano de Governo da administração atual.

A Patrulha é destinada à prestação de serviços para pequenas e médias propriedades rurais, visando o aumento da produção e a diversificação dos sistemas produtivos, elevando a renda e consequentemente melhorando as condições de vida da população. As máquinas e tratores auxiliam no preparo, manejo e recuperação do solo das propriedades.

Os tratores têm potência de 75cv e 55cv. Os demais equipamentos são: um perfurador de solo, uma plaina traseira, uma roçadeira e um subsolador com cinco hastes. Mais implementos estão previstos para chegar.

O diretor do departamento de Desenvolvimento Rural, Paulo Lorensini, comenta a importância do Programa: “Esse projeto veio para beneficiar a agricultura familiar, que muitas vezes passa por dificuldades, não somente para plantar ou colher, mas pela falta de acesso. Os produtores rurais a partir desta iniciativa municipal têm a facilidade de usufruir deste grande benefício.”.

Para utilização da Patrulha Mecanizada Agrícola, o interessado deverá se cadastrar e assinar um termo de compromisso comparecendo ao departamento de Desenvolvimento Rural, no Espaço do Produtor Rural “Joaquim Gilberto Vieira”, situado à Praça José Rachid Maluf. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h30.

O empréstimo dos equipamentos ocorre mediante firmamento de contrato, sendo cobrada a taxa de 2,9 UFMES (Unidade Fiscal Municipal da Estância de Socorro) por hora de máquina trabalhada (tratores e implementos). No caso da utilização apenas dos implementos, a taxa é de 01 UFMES.

O valor da Unidade Fiscal corresponde a R$ 21,95, conforme decreto 3397/14. Os tributos devem ser pagos no Centro Administrativo Municipal.