Escola Municipal do Santa Cruz é eleita 3ª melhor de São Paulo no Prêmio de Gestão Escolar

Projetos inovadores e integração à comunidade são diferenciais da EM Prof. Eduardo Rodrigues de Carvalho

Funcionários da escola comemoram resultado

A Escola Municipal Professor Eduardo Rodrigues de Carvalho, localizada no Jardim Santa Cruz, foi apontada por avaliadores do Prêmio de Gestão Escolar (PGE) como a 3ª melhor do estado de São Paulo dentre todas as unidades públicas de ensino básico. O inédito resultado oferece a Socorro a oportunidade de apresentar seus projetos em reuniões estaduais de educação.

Esta é a 16ª edição do PGE, que desde 2011 tornou-se bianual. Criada em 1998, a iniciativa contempla projetos inovadores e gestões competentes. O Prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e tem apoio do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de instituições do terceiro setor.

De acordo com a direção da unidade, fatores como o bom relacionamento entre a equipe pedagógica e administrativa, a democratização na tomada de decisões e a solidez da proposta de ensino foram decisivos para a escola alcançar este resultado, mediante transformações sociais e cognitivas observadas nos alunos e na comunidade.

Exemplo dessa evolução é a nota da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que em dois anos saltou de 5,4 para 7,2 – superando, inclusive, a meta projetada para 2021 (6,8). Atualmente, são 264 alunos matriculados, entre Ensino Infantil e Ensino Fundamental I, dos quais 70% moram no Jardim Santa Cruz e 30% provêm da zona rural de Socorro.

Um dos principais diferenciais da unidade são os projetos extraclasse: Comunidade de Aprendizagem, que leva as famílias para dentro da escola; Recuperação Paralela, dando atenção especial a alunos com baixo rendimento; Estudando Mais, que oferece aulas de reforço no contraturno escolar; e ainda incentivo ao esporte, em modalidades como basquete e damas.

Para conquistar o 3º lugar no estado, a direção da E.M. Prof. Eduardo Rodrigues de Carvalho inscreveu-se no PGE e montou um dossiê com as ações e projetos da escola; após passar pela seletiva local, a unidade recebeu a visita de uma equipe técnica da Delegacia de Ensino de Bragança Paulista, que confirmou a veracidade das informações do dossiê.

Na fase estadual, a escola foi novamente visitada, desta vez por uma comissão da Secretaria de Estado da Educação, e dentre centenas de inscritos foi selecionada como a 3ª melhor de São Paulo.

“Conquistar a terceira colocação foi muito importante como reconhecimento do trabalho de toda uma equipe, além da valorização de uma comunidade, que é o nosso diferencial, devido à forte relação estabelecida com a escola”, afirma Viviane Casagrande, diretora da E.M. Prof. Eduardo Rodrigues de Carvalho, que já planeja novas ações e projetos na unidade.

Direção da escola recebe visita da comissão estadual do PGE

Secretária de Educação, Célia Viam (à direita) foi à unidade
para cumprimentar a equipe pelo resultado