Doação de sangue no Hospital da Universidade São FranciscoImagem ilustrativa. (Reprodução/HUSF)

A Secretaria Municipal de Saúde de Socorro colaborou com a doação de sangue feita por um grupo do bairro do Oratório ao Hemonúcleo Regional de Bragança Paulista, providenciando o transporte para os doadores. A doação foi feita no dia 30 de maio, sábado, no Hospital da Universidade São Francisco (HUSF). A iniciativa foi do Sr. Aparecido Siqueira Donizeti (Nezão).

Uma simples doação pode salvar a vida de até três pessoas, pois o sangue é constituído de hemácias, plaquetas e plasma, e cada um desses componentes pode ser utilizado separadamente na recuperação de acidentados, pessoas com câncer, em cirurgias ou em crianças prematuras, através de transfusão.

Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos, apresentar documento com foto e fornecer o endereço completo com CEP. A lista completa pode ser conferida no site do HUSF. Não há risco de contração de doenças na doação e em um prazo de até três dias o organismo repõe boa parte do sangue doado.

O Hemonúcleo de Bragança Paulista atende em torno de 800 doadores por mês. O procedimento leva entre 15 e 20 minutos e após a primeira doação a pessoa não é obrigada a doar novamente. Segundo a Secretaria de Saúde de Socorro, o objetivo é continuar com as doações todo mês, sempre no último sábado, e a expectativa é de que o número de doadores aumente.

Turismo Socorro

Circuito das Águas Paulista