Guarda Municipal adquire equipamentos para treinar cães da corporação

Canil da GCM está sendo ampliado para melhor abrigar os animais

Cães já participam de algumas operações da GCM

A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão adquiriu diversos materiais para realizar treinamento dos cães da Guarda Civil Municipal (GCM). Mordedores, colares de proteção, escovas rasqueadeiras, mangas e peitorais estão entre os objetos que compõem o kit.

As sessões de treino são realizadas por profissionais do Canil da Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista – as corporações desenvolvem parcerias desde uma reunião ocorrida no início do ano. Os agentes responsáveis por conduzir e comandar os cães também fazem treinamentos para essa função.

Atualmente, a GCM de Socorro possui quatro cães em seu efetivo, sendo dois machos e duas fêmeas. Embora ainda estejam em treinamento, os animais já são utilizados em algumas ocorrências, como controle de distúrbios. Futuramente, também estarão presentes em operações mais complexas.

Além da obtenção dos equipamentos de treino, outra melhoria em andamento é a ampliação do canil da corporação, tanto para melhor acomodação dos cães como para uma possível ampliação do efetivo canino.

O comandante da GCM, Cristóvão Lúcio Mendes, comemora os avanços obtidos nos últimos anos. “Aumentamos nosso efetivo de agentes, implantamos os cães, adquirimos equipamentos de treino, coletes, veículos, uma nova sede, dentre outras melhorias”, afirma.