I Festival de Xadrez “Zuleika Junchi Bueno” reúne dezenas de competidores

Primeira etapa da competição aconteceu semana passada no Ginásio de Esportes. Doze equipes de três escolas disputam o FestivalO Ginásio Municipal de Esportes foi palco do I Festival de Xadrez “Zuleika Junchi Bueno”, com a participação de doze equipes formadas por alunos das escolas Viverde, Colégio Horizonte e Coronel Olimpio Gonçalves dos Reis. Cerca de setenta enxadristas disputam a competição, cuja primeira rodada aconteceu quinta-feira, 07. O responsável pela organização é o professor Jair Bueno, com apoio do Departamento Municipal de Esportes e Lazer.

Segundo o diretor do Departamento, Airton Domingues de Souza, “incentivar a modalidade de Xadrez é impulsionar a imaginação das crianças, além de contribuir para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio”. Outra vantagem, segundo Souza, é “o papel socializante da modalidade, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória e mostrar que derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso”.

Foram realizadas duas rodadas até o momento, na primeira etapa da competição. Cada rodada vencida vale um ponto para a equipe – seis jogos em cada rodada. Por exemplo: se a equipe ganha quatro e perde duas, leva o ponto. Se ganha três e perde três, leva meio ponto. Como são seis integrantes por equipe, o total máximo de vitórias nas duas rodadas é 12, como conseguiu a equipe Cavalo Negro. Ao fim da primeira etapa, a classificação é a seguinte:

Posição Equipe Pontos Score tabuleiro 1º tabuleiro 2º tabuleiro
Cavalo Negro (Viverde) 2 12