IBGE se reúne com Prefeitura e Câmara de Socorro para tratar do Censo 2020

Recenseamento vai acontecer em Socorro no mês de agosto de 2020

IBGE se reúne com Prefeitura para tratar do Censo 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, representado pelo coordenador técnico da região de Bragança Paulista, José Paulo Bueno de Souza, se reuniu com o prefeito André Bozola, com o vereador João Pinhoni – presidente da Câmara Municipal, e representantes da Prefeitura de Socorro, na manhã de segunda-feira (21), para apresentar o plano de ação do Censo 2020, que deverá acontecer em agosto do próximo ano.

Durante a reunião, o representante do IBGE apresentou informações sobre as diferentes pesquisas pelas quais o órgão é responsável e lembrou que o último censo demográfico foi realizado em 2010, quando a população de Socorro detectada foi de 36.686 habitantes. Através de dados de registro civil, o IBGE consegue fazer uma estimativa da população dos municípios brasileiros. Em 2019, a população estimada para Socorro era de 41.005 habitantes. Por se tratar de uma estimativa, ela não é considerada como oficial, o que reforça a importância da realização do Censo 2020, para que seja possível atualizar a real população do município.

Para a realização do recenseamento, o IBGE considerou que Socorro possui em torno de 20 mil domicílios e, para tal, vai contratar cinco supervisores e cerca de 40 agentes para a aplicação da pesquisa. O processo seletivo será anunciado em breve pelo instituto, com colaboração da Prefeitura, Câmara Municipal e demais instituições locais na divulgação.

Além de atualizar as informações a respeito da população brasileira, o censo demográfico do IBGE serve para oferecer parâmetros de planejamento para a gestão pública e privada, tais como saúde, educação, saneamento básico e segurança. O coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios – FPM também é estabelecido de acordo com a população identificada pelo IBGE.