Maestros da Corporação Musical Santa Cecília são homenageados no EMACS

Maestros Socorrenses

Celebrando a abertura da exposição “Homenagem aos Maestros Socorrenses”, maestros da Corporação Musical Santa Cecília de Socorro foram homenageados pessoalmente ou através de representantes da família, durante o 5° Encontro de Música & Artes do Conservatório de Socorro, na noite de sexta-feira (06/09).

Estiveram presentes os ex-maestros Nico Sartori e Antonio Porva, e o atual, Mateus Ramos. Foram representados por familiares os ex-maestros falecidos José Pedro, Ivan Pellatieri, Francisco Costa e Luiz Gonzaga Franco, este último, patrono do Conservatório Municipal de Socorro, entidade à qual a homenagem foi estendida. Existe pouca informação a respeito do ex-maestro Orlando Pagan, que não era natural de Socorro. O ex-maestro Felipe Francisco Faria não participou da cerimônia, mas foi citado.

O músico e compositor Pedro Ferragutti, responsável pela música Hino da Estância de Socorro, cuja letra é de autoria de Aluísio Douglas Ferrari, também foi lembrado por sua valorosa contribuição à cultura socorrense.

A exposição foi organizada por Marinilda Boulay do Instituto Totem Cultural – ITC e permanece no Centro Cultural até o dia 12 de setembro, como parte do EMACS. Depois as peças serão encaminhadas para o Conservatório.

O secretário municipal de Cultura, Tiago de Faria, parabenizou o empenho na organização da exposição, assim como na reunião das informações sobre os maestros da Corporação Musical “Santa Cecília”. Também enalteceu a importância histórica da banda e sua constante participação nos festejos e atos cívicos da cidade, além de representar Socorro em outras localidades.