Mais três estabelecimentos receberam o selo do Serviço de Inspeção Municipal

Entrega do selo do SIMMais três estabelecimentos comerciais receberam o selo do Serviço de Inspeção Municipal para produtos de origem animal, feitos artesanalmente. A entrega destes três selos do SIM foi realizada no final de 2014, para os açougues TE Corte de Carne Ltda., Gilberto Ribessi Açougue ME e Açougue Ribessi Ltda. ME. Além destes, outro estabelecimento – também açougue – já tinha recebido o selo de aprovação: Casa de Carnes Ribeze Bueno Ltda. ME.

A entrega do selo de aprovação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ocorre quando o estabelecimento atende às normas para a produção artesanal tanto de derivados do leite quanto de produtos embutidos. Ao adquirir o selo, o comerciante não corre o risco de ter a mercadoria apreendida pela Vigilância Sanitária.

O diretor do departamento de Desenvolvimento Rural, Paulo Lorensini, ressalta a importância da regularização para obtenção do selo: “Não se deve produzir artesanalmente alimentos de origem animal sob a forma clandestina, para não colocar em risco a própria saúde e a dos consumidores. Se o seu estabelecimento ainda não obteve o selo do SIM, procure o departamento de Desenvolvimento Rural que o médico veterinário Dr. Ricardo Salles de Campos fará as orientações necessárias”, afirmou.

O que é o SIM e pra quê serve

O SIM/POA – Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal – existe em Socorro desde 1996 sob a forma industrial. Porém, visando garantir a segurança e a qualidade dos produtos feitos artesanalmente, a Prefeitura Municipal enviou dois projetos de lei para aprovação na Câmara Municipal e posterior regulamentação por meio de decretos, de modo que foram sancionadas e promulgadas as leis: 3767/13 e 3768/13, respectivamente, dos produtos lácteos e embutidos cárneos. Posteriormente, as mesmas foram regulamentadas pelos decretos 3225/13 e 3224/13.

O médico veterinário Dr. Ricardo Salles de Campos afirma que “esta legislação passou a vigorar a partir de 01 de janeiro de 2015. A partir desta data, todos os estabelecimentos que processam produtos lácteos e embutidos cárneos deverão estar adequados às leis e decretos acima”.
Entrega do selo do SIMEntrega do selo do SIMEntrega do SIMEntrega do SIM