Site - Locomotiva

Até meados dos anos 60, transitou por Socorro a Maria Fumaça 208, um item histórico, implantado pela Companhia Mogiana, que ligava as cidades da região e faz parte da lembrança de muitos socorrenses.

Com objetivo de resgatar esse bem memorável do município, o prefeito André Bozola, oficializou na segunda-feira (2) um pedido de parceria junto a AFPESP – Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, que hoje tem a posse da Maria Fumaça.

O prefeito vem empenhando esforços para trazer o item novamente para Socorro e tornar a região da Pompéia, um ponto turístico natural, ainda mais chamativo para turistas e a comunidade. O intuito é revitalizar o local e instalar um trecho ferroviário para que a “208” não só resgate a história, mas para que possa oferecer momentos de lazer. “Temos uma forte vocação turística, com a revitalização e a implantação da Maria Fumaça, almejamos deixar a área ainda mais atrativa”, explicou.

De acordo com o presidente da AFPESP, Antônio Carlos Duarte Moreira, o pedido será colocado em votação, ainda sem data marcada, e caso seja aprovado o item histórico será enviado para Socorro.

Os recursos para a remoção da Maria Fumaça, localizada na Unidade de Guarapiranga, assim como a instalação e revitalização da área serão provenientes do Dade – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias.

Turismo Socorro

Circuito das Águas Paulista