Novo modelo do “RG” começa a ser entregue na Casa do Cidadão

Prefeitura assinou convênio com Estado para que,
em breve, o documento seja emitido em Socorro

Novo modelo do RG começa a ser entregue na Casa do Cidadão

A Casa do Cidadão “Prof. Dimas Silveira Costa”, ligada à Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão da Prefeitura de Socorro, passou a entregar a nova versão da Carteira de Identidade estadual, popularmente conhecida como “RG”. A nova versão do documento apresenta diferentes elementos gráficos e de segurança. Permanecem válidas as Carteiras de Identidade expedidas antes do decreto estadual nº 9278/2018, que criou o novo documento.

Para emissão do documento, o solicitante deve apresentar obrigatoriamente a certidão de nascimento ou casamento e cópia do CPF e RG anterior, caso houver. A nova versão da Carteira de Identidade permite que diversas informações sejam inseridas, a partir da apresentação dos seguintes documentos: Cartão do SUS, Carteira de Trabalho/PIS, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Título de Eleitor, Alistamento Militar, Tipo Sanguíneo e Carteira de Órgãos de Classe.

A emissão da primeira via da Carteira de Identidade é gratuita, já em casos de segunda via é necessário recolher uma taxa de R$ 39,80. Estão isentos da cobrança homens com mais de 65 anos e mulheres acima de 60. Após o pedido realizado na Casa do Cidadão, o documento leva cerca de cinquenta dias para chegar. Entretanto, estima-se que em breve não haja mais espera, porque a Prefeitura assinou convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, para que a Carteira de Identidade seja emitida em Socorro.

A Casa do Cidadão fica localizada na Rua Dr. Alfredo de Carvalho Pinto, 259, perto da Central de Agendamentos. O horário de atendimento para emissão do RG é das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3855-2299.

Foto: secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Socorro, Willhams de Morais, Chefe da Coordenadoria da Junta Militar, Jessica Mara Matos e o Assessor do Gabinete do Secretário da Segurança Pública, Renato Leme da Silva