Núcleo de Apoio à Saúde da Família completa 3 anos de atuação em Socorro

Equipe multidisciplinar auxilia atendimentos nos postos com a Estratégia de Saúde da Família

Equipe do NASF com o secretário de Saúde, Ricardo Lopes

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) completa em março três anos de trabalhos em Socorro, auxiliando os atendimentos realizados nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Somente em 2017, foram 4.247 serviços executados pelo NASF, cuja equipe é formada por assistente social, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga e terapeuta ocupacional.

Com o propósito de auxiliar os profissionais da Atenção Básica, o NASF atua de forma integrada com as ESF, aumentando o índice de resolutividade dos casos atendidos. A equipe atua de forma preventiva, muitas vezes indo até o paciente (acamados, por exemplo), ou ainda com atendimentos em grupo.

O trabalho da equipe é realizado a partir de uma série de projetos, que tanto podem ser de uma única especialidade quanto interdisciplinares. O NASF também participa de seminários, passa orientações sobre DST e gravidez na adolescência e integra mutirões, como a Feira Municipal de Saúde.

“Trazer o NASF para Socorro foi uma grande conquista dessa Administração. Formamos uma equipe muito competente e dedicada, que tanto nos ajuda nos atendimentos nos postos de saúde, e percebemos a aprovação deste serviço pela população”, afirma o secretário de Saúde, Ricardo Lopes.

Veja a seguir alguns dos projetos executados pelo NASF:

Qualidade na Interação Familiar
Objetivo: Prevenir e resolver problemas de relacionamento entre pais e filhos, distúrbios psicológicos, emocionais e comportamentais.
Área: Psicologia.

Reeducação Alimentar
Objetivo: Conscientizar os pacientes sobre alimentação saudável, estimulando a prevenção e o controle de doenças crônicas não transmissíveis.
Área: Nutrição.

Grupos de Terapia Ocupacional
Objetivo: Proporcionar a pacientes em idade avançada o máximo de autonomia e independência, reforçando habilidades e capacidades funcionais.
Área: Terapia Ocupacional.

Grupo de Neurologia
Objetivo: Reabilitar pacientes que sofreram comprometimento neurológico em razão de doenças como Parkinson, Acidente Vascular Encefálico etc.
Áreas: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grupo de Desenvolvimento da Linguagem
Objetivo: Estimular crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem, bem como orientar os pais a fazer o mesmo.
Área: Fonoaudiologia.