Oratório recebeu a primeira reunião do “Prefeito no Bairro”

oratorio

Em ação inédita na Administração Pública Municipal, o prefeito André Bozola, acompanhado do vice-prefeito Edelson Teves, secretários e chefes de divisões da Prefeitura, realizou uma reunião com os moradores dos bairros do Oratório e Sertãozinho, que aconteceu na quadra esportiva da Escola Estadual “Josephina Galvão de França”, na noite de 11 de fevereiro.

Trata-se da ação “Prefeito no Bairro”, que busca aproximar a população socorrense da Administração Pública, definindo prioridades e buscando soluções para os problemas enfrentados pelas comunidades.

A participação popular foi representativa, em torno de 150 munícipes compareceram e puderam fazer perguntas e reivindicar melhorias para o bairro.

Quando o prefeito apresentou a questão da utilização do terreno do campo de futebol ao lado da escola para a implantação de novos equipamentos, a aprovação pelos presentes foi unânime. Estão em projeto as construções de uma unidade da Guarda Civil Municipal, uma creche e um novo posto de saúde.

As principais questões apresentadas pela população foram saneamento básico, energia elétrica, acostamento na estrada principal e coleta de lixo. Uma munícipe solicitou a implantação de uma farmácia no posto de saúde do bairro.

“Particularmente eu considero o Oratório um distrito de Socorro, o bairro chega a ser maior que o município menos populoso do estado de São Paulo, que é Borá, com 805 habitantes. Aqui encontramos problemas estruturais devido à expansão desenfreada e irregular do bairro.” – disse o prefeito no início da reunião.

Uma moradora levantou a questão da cobrança do IPTU no bairro, lembrando que o Oratório faz parte da área de expansão urbana do município. Levando em consideração as benfeitorias e regularizações necessárias na região, uma participante chegou a dizer: “É uma troca justa”. Entretanto o prefeito não afirmou quando a cobrança deve se iniciar, somente que a Prefeitura está licitando uma empresa que fará o georreferenciamento do bairro.

O promotor de justiça Dr. Elias Baracat Chaib esteve presente, a convite do prefeito, solucionando algumas dúvidas e fazendo considerações do âmbito judicial.

Enquanto a reunião acontecia, os secretários da Prefeitura atendiam a população e tomavam nota das solicitações. O próximo passo será buscar, junto dos solicitantes, as soluções para os problemas apresentados.

O resultado desta primeira reunião foi considerado positivo pela Administração Municipal e pelos moradores dos bairros Oratório e Sertãozinho, que fizeram questão de agradecer a iniciativa antes do encerramento.

O “Prefeito no Bairro” irá em breve visitar uma nova região do município de Socorro, buscando estreitar a relação da sociedade com o poder público municipal.