Prefeitura abrirá novo Ecoponto

Ecoponto

A Prefeitura de Socorro pretende inaugurar até o fim do mês o segundo Ponto de Entrega Voluntária de entulhos, madeiras e materiais recicláveis de Socorro, mais conhecido como Ecoponto. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Administração Municipal e a Associação de Reciclagem de Socorro. A primeira unidade, situada à Rua João Leonardelli, 211, foi inaugurada no primeiro semestre, em março.

A unidade II ficará na Avenida José Vicente  Lomônico, número 967, no início da estrada das Lavras de Cima (sentido bairro). O horário de funcionamento será o mesmo da unidade I, das 08h00 às 17h30. Podem ser levados ao local os seguintes materiais: entulhos, móveis, restos de poda e madeiras, até o volume limite de um metro cúbico (1m³). Este tipo de resíduo será administrado pela Prefeitura. Já os materiais recicláveis recebidos serão levados ao aterro, a exemplo do que ocorre no Ecoponto I.

Procedimento

Após o transporte aos galpões do aterro sanitário, os materiais recicláveis (vidros, papéis, papelões, plásticos etc.) são separados na esteira de triagem, para então serem vendidos. A Associação de Reciclagem trabalha com parceiros e vende para a empresa que pagar o melhor preço. Desta arrecadação provêm os salários pagos aos funcionários. Em breve, também estará em funcionamento a prensa, que permitirá a diminuição do volume de material e o aumento tanto do armazenamento quanto da venda.

A unidade II será aberta após a instalação do totem e da realização dos reparos finais no local. “Contamos com a colaboração das pessoas para o descarte correto de cada tipo de material reciclável. Colocaremos novas placas de orientação em ambos os PEVs para facilitar esse depósito”, afirma Luis Felipin Donizetti, Supervisor da Coordenação da Central de Triagem e Ecopontos.

Vale ressaltar a importância desse serviço para o aumento da vida útil do aterro sanitário, conquista que só será possível com o trabalho conjunto entre população, Associação de Reciclagem e Prefeitura.

Compartilhe:

Voltar