Prefeitura assina termo de colaboração junto à cooperativa de reciclagem

Associação fica responsável pela triagem, processamento e destinação de produtos recicláveis; acordo é válido por doze meses

Termo foi assinado no galpão da cooperativa

Representando a Prefeitura de Socorro, o prefeito André Bozola assinou termo de colaboração com a organização da sociedade civil Cooperativa de Trabalho de Reciclagem Nova Esperança, no início do mês, no galpão da cooperativa, junto à presidente da associação, Camila Casagrande Ferreira, e associados.

O acordo tem validade de doze meses e prevê que a cooperativa realize a triagem, o processamento e a destinação de resíduos sólidos recicláveis do município, cabendo à Prefeitura um repasse mensal de R$ 3,5 mil para custeio das despesas gerais e a fiscalização do cumprimento do termo.

Para isso, a Prefeitura vai designar um gestor responsável por gerenciar a parceria, o qual terá poderes de fiscalização e controle para a devida execução do Plano de Trabalho acordado entre as partes.

A partir da assinatura, os materiais recolhidos pela coleta seletiva da Prefeitura serão transportados até a sede da cooperativa, onde vão passar pela triagem (separação dos materiais conforme tipo de composição), processamento e finalmente a comercialização, sendo esta a fonte de renda dos associados.

Conforme previsto no termo de compromisso assinado, a cooperativa deve encaminhar mensalmente prestação de contas à Prefeitura, até o dia 10 do mês subsequente. O descumprimento de qualquer cláusula do acordo resultará em rescisão da parceria.

Presente na assinatura do termo, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, João Baptista Preto de Godoy, ressalta a importância do acordo: “É uma parceria com benefícios para todos os envolvidos, cujo resultado deve ser o aumento da capacidade de reciclagem dos materiais recolhidos com geração de renda aos associados”.