Prefeitura cria primeira Horta Urbana de Socorro no Jardim Teixeira

A Prefeitura, por meio do Departamento de Desenvolvimento Rural, em parceria com Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e Sindicato Rural, criou a primeira Horta Urbana de Socorro em terreno da municipalidade na Rua Djanira de Camargo Marques, no Jardim Teixeira.

Para este projeto-piloto, quinze moradores do bairro realizam trabalho voluntário na produção de alimentos no sistema agroecológico, monitorados pelo técnico Alexandre Moreira de Souza da CATI – Socorro. Os voluntários se revezam na manutenção da horta conforme disponibilidade e recebem as orientações técnicas toda terça-feira das 8h às 9h da manhã.

“A participação da comunidade é de grande importância para o sucesso deste projeto-piloto, que pode levar à criação de novas unidades em outros bairros” – afirma Paulo Lorensini, diretor de Desenvolvimento Rural da Prefeitura.

A Prefeitura, além de ceder a área, preparou a mesma para o plantio, realizando terraplenagem, colocação de calcário, adubação orgânica, cercamento, canteiros feitos com equipamentos da Patrulha Mecanizada Agrícola e doação de mudas hortaliças.

Interessados em conhecerem o projeto, podem agendar visita previamente no Departamento de Desenvolvimento Rural, com Paulo Lorensini, no Espaço do Produtor Rural “Engenheiro Agrônomo Joaquim Gilberto Vieira”, próximo à antiga rodoviária, em horário comercial, ou pelo telefone (19) 3895-6430.