Prefeito André Bozola e Secretário Francisco Gaetani

O município de Socorro aderiu nesta terça-feira (06) ao programa A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública, do Ministério do Meio Ambiente. O programa busca a promoção de responsabilidade socioambiental em instituições públicas.

A assinatura foi ocorreu em Brasília, entre o prefeito André Bozola e o Secretário Executivo Francisco Gaetani. A Secretária Regina Gualda (SAIC), o Chefe de Departamento de Cidadania Socioambiental Geraldo Abreu e o Secretário de Meio Ambiente de Socorro, João Batista Preto de Godoy participaram do evento.

Em nota publicada no site do Ministério do Meio Ambiente, o prefeito de Socorro disse que a inclusão de luzes de LED na iluminação da cidade já foi iniciada com essa preocupação socioambiental.

Histórico

A A3P surgiu em 1999 e em 2001 foi criado o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública.  Em 2002, a A3P foi reconhecida pela Unesco devido à relevância do trabalho desempenhado e dos resultados positivos obtidos ao longo do seu desenvolvimento, ganhando o prêmio “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.

Diante da sua importância, a A3P foi incluída no PPA 2004/2007 como ação integrante do programa de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, tendo continuidade no PPA 2008/2011. Essa medida garantiu recursos que viabilizaram a implantação efetiva da A3P, tornando-a um referencial de sustentabilidade nas atividades públicas.

A partir de 2007, com a reestruturação do Ministério do Meio Ambiente, a A3P passou a integrar o Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental – DCRS, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC.

Nesse novo arranjo institucional, a A3P foi fortalecida enquanto Agenda de Responsabilidade Socioambiental do Governo e passou a ser uma das principais ações para proposição e estabelecimento de um novo compromisso governamental ante as atividades da gestão pública, englobando critérios ambientais, sociais e econômicos a tais atividades.

Atualmente, o principal desafio da A3P é promover a Responsabilidade Socioambiental como política governamental, auxiliando na integração da agenda de crescimento econômico concomitantemente ao desenvolvimento sustentável.

Turismo Socorro

Circuito das Águas Paulista