Prefeitura de Socorro doou cerca de 20 toneladas de composto orgânico a produtores rurais em 2018

Material é utilizado como adubo, trazendo economia, produtividade e preservação do meio ambiente

Cerca de 30 toneladas de composto orgânico são produzidas anualmente pela Prefeitura

A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Departamento de Desenvolvimento Rural, forneceu gratuitamente cerca de 20 toneladas de composto orgânico a produtores rurais do município em 2018. Se comparada a 2017, a procura pelo material teve um crescimento de 30%, quando foram fornecidas quinze toneladas. Os produtores utilizam o composto como adubo orgânico para suas plantações.

“A adubação orgânica é importante porque, além de fornecer nutrientes para as plantas, melhora as condições físicas do solo, aumenta a penetração das raízes e a retenção de água e minerais na superfície” – comenta Paulo Lorensini, diretor de Desenvolvimento Rural.

O composto orgânico é produzido pela Prefeitura, no Complexo Ambiental Municipal “Deputado Ricardo Izar”, através da trituração de lixo orgânico, galhos e folhas. Este trabalho é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a empresa Visafértil. Anualmente, são produzidas cerca de 30 toneladas de composto no Complexo Ambiental. O que não é doado aos produtores, é utilizado para jardinagem de áreas públicas.

Os produtores utilizam o composto orgânico em hortas e pomares, além de diversas culturas como morango, uva, café, tomate, abacate, alface, pitaia, laranja e milho. Agricultores de vinte bairros de Socorro utilizam o composto que, além dos benefícios no cultivo, traz significante economia na produção.

Os produtores rurais interessados em receber o composto orgânico gratuitamente, podem se dirigir até o Espaço do Produtor Rural “Eng. Agr. Joaquim Gilberto Vieira”, antigo almoxarifado da Prefeitura, próximo à antiga rodoviária. Informações podem ser obtidas através do telefone (19) 3895-6430.