Prefeitura de Socorro realiza campanha de combate e prevenção à tuberculose


Campanha acontece de 11 a 25 de março

A equipe de Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, está realizando no período de 11 a 25 de março, a primeira fase da campanha de intensificação da busca ativa de casos de tuberculose em Socorro, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que acontece em 24 de março.
A ação tem como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente a tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, o que faz com que os pacientes demorem a procurar um médico e seu estado de saúde se agrava.
Os principais sintomas da tuberculose são: tosse, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. O mais frequente da tuberculose pulmonar no adulto é a tosse.
A orientação é para que as pessoas que apresentem sintomas, procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa para serem orientadas para o exame.
O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses e as medicações são distribuídas gratuitamente.
Em caso de suspeita de tuberculose, o paciente deve procurar atendimento no posto de saúde mais próximo de sua casa.

Compartilhe:

Voltar