Prefeitura gera benefícios ambientais com recapagem de pneus da frota

Marcos Faria Junior
Comunicação/Prefeitura

A Prefeitura de Socorro mais uma vez contribui com a sustentabilidade do planeta e promove ações para a diminuição da degradação ambiental.

A frota municipal de maquinários, veículos pesados, ônibus e caminhões vêm utilizando pneus submetidos ao processo de recapagem.

A recapagem é um processo realizado por empresas especializadas na reforma de pneus, que garante um maior aproveitamento da sua estrutura pela substituição das bandas de rodagem desgastadas por outras novas.

A banda de rodagem é única parte do pneu em contato com o solo e a mais desgastada na medida em que é utilizada. Sua substituição, realizada por empresas especializadas, garante a extensão da vida útil dos pneus, nas mesmas condições de segurança e desempenho dos pneus novos a uma fração do seu custo.

O procedimento de recapagem de pneus é certificado pelo INMETRO e recebe o Selo de Identificação de Conformidade nos testes que garantem a segurança de sua utilização.

Durante o processo de recapagem dos pneus há uma economia de 20% em matérias primas e de até 80% em energia, quando comparado à produção de um pneu novo. Ao longo do presente ano já foram submetidos ao processo de recapagem cerca de 50 pneus.

“Trata-se de uma ação que visa garantir condições de operação segura dos veículos oficiais da Prefeitura, gerar economicidade aos cofres públicos e, não menos importante, contribuir para com a natureza, uma vez que estendendo a vida útil dos pneus, deixamos de descarta-los” – informa o Secretário de Meio Ambiente, Henrique Cézar.

“E não é só isso, nós também disponibilizamos a população um local onde podem ser descartados os pneus inservíveis, que é o ECOPONTO 02. Os pneus lá descartados são encaminhados para empresas que os utilizam em outros produtos, como em massa asfáltica, por exemplo, garantindo a preservação ambiental “– finaliza Henrique Cézar.

De outubro do ano passado até a presente data, cerca de 30 toneladas de pneus inservíveis foram destinadas às empresas especializadas visando sua transformação e utilização em outros produtos.

O ECOPONTO 02 está situado, na Rodovia José Vicente Lomônico, no acesso para o Bairro Lavras de Cima, com horário de funcionamento das 08h às 17h.