Prefeitura gera economia e benefícios ambientais com recapagem de pneus da frota

Com a crescente preocupação em torno da degradação ambiental do planeta, resultado de avanços nos sistemas de produção e consumo, a Prefeitura de Socorro realiza mais uma ação que colabora com o meio ambiente: a recapagem de pneus de sua frota de veículos.

De outubro de 2018 a março de 2019 já foram realizadas mais de 80 recapagens de pneus. O procedimento é executado por empresas especializadas em reforma de pneus e consiste no aproveitamento da estrutura resistente de pneus gastos (lisos), com a substituição somente da borracha desgastada da banda de rodagem em contato com o solo, estendendo sua vida útil.

O método é certificado desde 2006 pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e desde 2017 recebe o Selo de Identificação de Conformidade, com testes que garantem a segurança na utilização dos pneus reformados.

A recapagem somente é realizada em pneus de veículos pesados, como caminhões, ônibus e máquinas em geral. “Em veículos leves, além de ter um custo-benefício ruim, o procedimento também é inadequado devido à maior velocidade alcançada pelos carros” – explica o diretor da Gestão de Frota, Ronaldo Bonetti.

Economia e benefícios ambientais

A técnica de recapagem consegue até dobrar a durabilidade do pneu e utiliza apenas 20% da matéria-prima necessária para fabricação de um pneu novo, ou seja, economiza 80% em recursos energéticos (petróleo), resultando simultaneamente em economia de dinheiro e menor exploração ambiental.

“Os resíduos de pneus representam um problema global com potencial crescimento e efeito cumulativo, devido ao aumento da produção e ao tempo muito longo para decomposição da borracha” – afirma o Diretor de Meio Ambiente, Marcelo Tavares.

Neste cenário, a recapagem surge como solução eficiente, já que diminui consideravelmente a quantidade de pneus descartados. Outras alternativas para o problema, como a reciclagem de pneus, ainda necessitam se desenvolver para alcançar resultados significantes no tocante à preservação ambiental.