Prefeitura pleiteia mais vagas e estrutura para cursos profissionalizantes junto a Secretário Estadual

reuniao-site

O Prefeito André Bozola se reuniu em São Paulo com Rodrigo Garcia, Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, na tarde de 09 de dezembro, acompanhado do Deputado Estadual Edmir Chedid e o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Franks Prado.

Durante a reunião foram pleiteadas mais vagas do Via Rápida, sede descentralizada do Centro Paula Souza e a implantação de uma ETEC – Escola Técnica Estadual no município de Socorro.

O Via Rápida é um programa do Governo do Estado de São Paulo, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. Em Socorro, das 1.700 vagas oferecidas pelo CEMEP – Centro Municipal de Ensino Profissionalizante em 2013, 62 foram do Via Rápida nas áreas de Eletricista, Auxiliar de Modelagem e Costura em Máquina Reta e Overloque.

O Via Rápida se destaca por oferecer ao aluno uma bolsa de estudos mensal (no valor de R$460,00 para alunos desempregados e R$250,00 para empregados). Para aderir ao Via Rápida o aluno deve se inscrever diretamente no site do programa (www.viarapida.sp.gov.br), a partir do final de janeiro de 2014.

As demais vagas oferecidas neste ano em Socorro foram de cursos próprios do CEMEP, Pronatec, SESI e Senac. O Prefeito apoia a profissionalização da mão de obra e busca constantemente alternativas para proporcionar ao trabalhador socorrense melhores oportunidades para geração de renda.