Prefeitura prorroga campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

A Prefeitura de Socorro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Departamento de Vigilância em Saúde, prorrogou a campanha itinerante de vacinação antirrábica para cães e gatos. Até o momento, a campanha imunizou 3.500 animais, sendo 2.500 cães e 1.000 gatos, entre os dias 22 de agosto e 03 de outubro, em mais de quarenta bairros. A expectativa é vacinar 4 mil animais, portanto, os mutirões terão novas etapas nos dias 10 e 11 de outubro.

Na quarta-feira, dia 10, das 13h às 14h15, a vacinação acontece na praça do bairro Bruna Maria e na sequência, das 14h30 às 16h, na Vila Palmira, próximo ao Conselho Tutelar.

Na quinta-feira, dia 11, a vacinação começa na Bela Vista, ao lado do CEMEP, das 9h às 10h30.  O Parque Barbosa é o próximo local, das 12h às 13h30; seguido pelo Barrocão, ao lado do curral do Gilberto Marcon, das 14h às 14h30. E, por fim, no Jardim Orlandi, ao lado da APAE, das 15h às 16h.

O serviço é gratuito e de grande importância para evitar a manifestação de raiva nos animais.

Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade, inclusive aqueles em gestação. A dose independe de peso e sexo do animal, sendo o cuidador responsável por facilitar o trabalho dos veterinários contendo seu cão e/ou gato, inclusive com uso de coleira, se necessário.

Pede-se aos cuidadores que apresentem a carteira de vacinação do animal, mas a dose é aplicada mesmo na ausência do documento.

Não é permitido aplicar a vacina no próprio animal nem levar a dose para casa, pois o procedimento só é realizado sob supervisão de um veterinário da Prefeitura. A Guarda Civil Municipal acompanha os profissionais em todos os bairros visitados.

A raiva é uma doença viral transmitida entre mamíferos, fatal para os bichos de estimação e que pode infectar – e matar – seres humanos também.