site-Lombofaixa

Com o objetivo de concluir as obras iniciadas em 2010, a Prefeitura de Socorro deu continuidade – desde agosto deste ano, à implantação das lombofaixas na cidade.

A lombofaixa é uma travessia elevada de pedestres mais larga que os redutores de velocidade comuns. O equipamento fica na altura das calçadas, formando uma passarela, ligando os lados da via, sobre a qual a faixa é pintada e sinalizada para chamar a atenção dos motoristas. Elas servem para conter a velocidade dos veículos e proporcionar mais segurança aos pedestres na hora de atravessar a rua e garantir acessibilidade àqueles com mobilidade reduzida.

O convênio foi firmado com Ministério do Turismo, e tem como intuito a adaptação de passeios e edifícios públicos, como o Centro de Exposições, Mirante do Cristo e Museu Municipal, e dentro do qual está prevista a construção das lombofaixas. Ao todo, elas serão implantadas em 23 pontos do município, incluindo as principais ruas do Centro Histórico e Comercial, como prevê o convênio.

Embora a implantação destes equipamentos tenha gerado transtorno e contrariedade a alguns moradores, o plano tem como meta contribuir para o projeto “Socorro Acessível II”, que vai de encontro ao Plano Nacional do Turismo “Uma Viagem de Inclusão” – um importante mecanismo de melhoria que faz do turismo um indutor da inclusão social.

Em relação à possibilidade de alagamentos, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo ressalta que, apesar do escoamento nos locais ser um pouco mais lento, a implantação das lombofaixas não é o fator preponderante para esses eventuais incidentes. Para solucionar este tipo de problema, um novo estudo está em andamento para a resolução da questão.

Turismo Socorro

Circuito das Águas Paulista