Primeira etapa da campanha nacional contra o sarampo tem início em Socorro

Dia “D” da campanha acontece no sábado (15/02), das 8h às 17h

A Secretaria Municipal de Saúde de Socorro inciou hoje (10/02), a primeira etapa da “Campanha Seletiva Contra o Sarampo”.

O objetivo da mobilização é complementar o esquema vacinal, terá como população alvo prioritariamente as crianças a partir de cinco anos e adolescentes até dezenove anos e onze meses.

As doses serão aplicadas de segunda a sexta, das 8h às 16h. Haverá também um mutirão, no dia 15 de fevereiro (sábado), das 8h às 17h, quando serão vacinadas crianças a partir de seis meses e os nascidos a partir de 1960, público-alvo da campanha. Nos demais dias, também poderão ser imunizados os adultos que não tomaram a vacina na infância, mantendo assim atualizada a caderneta vacinal.

Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença, e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças e adolescentes, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Sarampo

O sarampo é uma infecção viral que é grave para crianças pequenas, mas de fácil prevenção por meio da vacina. A doença se espalha pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar, ou mesmo por contato com a pele, saliva ou superfícies contaminadas. Uma pessoa infectada pode transmitir a doença para outras dezesseis.

Os sintomas do sarampo aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas.

O sarampo pode deixar sequelas e, em casos raros, levar a óbito, por facilitar o surgimento de infecções secundárias. O Brasil registra, até o momento, doze mortes por sarampo (quatro em Roraima, seis no Amazonas e duas no Pará).

Postos de atendimento para vacinação:

10/02 a 13/03/2020 – 8h às 16h

Centro de Saúde II
UBS Jardim Araújo
UBS Aparecidinha
UBS Vila Palmira
UBS Santa Cruz
UBS Oratório
UBS São Bento
UBS Salto

Dia 15/02/2020 (sábado) – Dia “D” de Mobilização Nacional – 8h às 17h

Centro de Saúde II

 

Compartilhe:

Voltar