Professores da Rede Municipal participam de palestra com temas voltados à saúde vocal e mental

A Secretaria Municipal de Educação, por intermédio do psicólogo Paulo Sérgio Santa Paula, em parceria com a Secretaria de Saúde, representada pela fonoaudióloga Daiane Raquel do Carmo de Godoy Souza, promoveu no dia 28 de Maio, no Auditório do Centro Administrativo Municipal “Prof. Imir Baladi”, uma palestra para professores de desenvolvimento infantil e professores do Ensino Fundamental abordando temas relevantes relacionados à prevenção e cuidados com a saúde vocal e mental.

A fonoaudióloga, que atua no Posto Central e no NASF gentilmente cedeu seu tempo para compartilhar com os professores a importância dos cuidados com a voz, sendo este um instrumento utilizado grandemente por estes profissionais.

Na palestra apresentou a tabulação de dados de um questionário realizado anteriormente com os professores no qual indicava vários aspectos referentes à voz e as situações em que está é prejudicada. A fonoaudióloga fez orientações sobre como ter uma maior qualidade vocal destacando a necessidade da prevenção para garantir a saúde da voz.

Na sequência o psicólogo Paulo Sérgio abordou, de forma interativa, questões relacionadas à saúde mental pontuando o quanto é importante que os profissionais busquem o autoconhecimento para evitar distorções de pensamentos que possam causar doenças em nível mental e que acabem por refletir no corpo e na forma que a pessoa lida com as situações da vida diária, tanto no aspecto profissional quanto nas outras áreas.

“O conhecimento sobre ações preventivas e de cuidado com a saúde colaboram para um maior entendimento de si e consequentemente para a qualidade de vida em geral”- destaca a secretária de educação, Flávia Maria Teixeira Beneduzzi.