Projeto Moeda Social promove educação financeira e valores morais para adolescentes e crianças

Moeda Social

Desde o início de 2013, crianças e adolescentes de 07 a 14 anos de idade participam do Projeto Moeda Social, vinculado ao Programa Vem Ser, da Secretaria Municipal de Cidadania de Socorro. O objetivo do Moeda Social é trabalhar a educação financeira juntamente com os valores morais da convivência social, como o companheirismo e o respeito. O projeto é aplicado em duas unidades – Bela Vista e Jardim Santa Cruz –, onde são oferecidas atividades e oficinas, tais como: aulas de informática, judô, capoeira e ballet, oficina de musicalização, trabalhos com argila e materiais recicláveis, além de práticas esportivas como ping-pong, futebol, vôlei e corrida.

A participação nas atividades rende aos alunos o ganho semanal de valores, representados por notas fictícias de 1, 2, 5, 10, 50 e 100. Com os valores acumulados, é possível participar de mais oficinas – cada uma tem o custo de 50 valores – e ainda viajar com os colegas e orientadores. São realizadas duas viagens por ano. Entre os dias 25 e 26 de junho, o destino foi a Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo, ao custo de 800 valores. Os alunos que não participaram das atividades ou que não souberam administrar os valores recebidos e, portanto, não juntaram a quantia mínima para o passeio, não puderam viajar. Dessa forma, além de incentivar a assiduidade e o comparecimento, o Projeto ensina que é importante se esforçar para ganhar os valores e saber administrá-los.

Atualmente, são 130 crianças e adolescentes inscritos. As atividades acontecem em dois turnos, das 08h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00, de modo a possibilitar a participação tanto dos que estudam pela manhã quanto à tarde. Ao se inscreverem, os alunos recebem uniformes e materiais, que também podem ser adquiridos nas feirinhas por meio dos valores recebidos pelo bom comportamento e comparecimento nas atividades. Só há perda de valores em caso de mau comportamento e falta de respeito com colegas ou orientadores, uma forma de trabalhar a importância dos valores morais no cotidiano.

O Secretário Municipal de Cidadania, Franks Prado, comentou a respeito da iniciativa: “O trabalho realizado através do Projeto Moeda Social é a oportunidade de orientação sobre educação financeira e valores morais entre os beneficiários do Programa Vem Ser, possibilitando a organização e o planejamento entre eles, dentro dos ambientes de aprendizagem e por toda a vida. Acreditamos na formação de cidadãos plenos com o despertar de consciência sobre si e o meio em que vivem”.

Em dezembro, será realizado o segundo e último passeio do ano, com dia e local ainda a serem definidos. Para mais informações, visite uma das unidades ou entre em contato pelo telefone 3855-2316. Unidade Bela Vista: Rua das Palmeiras, 26; Unidade Jd. Santa Cruz: Avenida São Paulo, 315.

Viagem Moeda Social

Compartilhe:

Voltar