Proprietários rurais utilizam Patrulha Mecanizada Agrícola da Prefeitura

Segundo Moacir Ribeiro, a oferta desse serviço é importante, pois os custos e o tempo de serviço são menores.Desde o início do ano, proprietários rurais de Socorro têm a opção de utilizar por empréstimo tratores e equipamentos do Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural, da Prefeitura de Socorro. O objetivo é a prestação de serviços para pequenos e médios produtores com taxas inferiores às de mercado.

Moacir Ribeiro, proprietário de um terreno no bairro Ribeirão do Meio, alugou pelo período de 07 horas um trator e uma roçadeira para cortar o mato em sua propriedade, principalmente devido ao risco da existência de cobras, como as corais e cascavéis, conforme afirmou.

Segundo ele, as condições de uso da Patrulha Mecanizada Agrícola são boas, uma vez que “é a metade do custo” se comparado à contratação de um serviço particular. Além disso, o tempo de serviço é menor, pois manualmente levaria em torno de quatro dias. O serviço na propriedade de Moacir teve início na manhã da última segunda-feira, 13, e terminou no mesmo dia.

O empréstimo dos equipamentos ocorre mediante firmamento de contrato. A taxa de uso do trator e dos implementos é de R$ 63,65 por hora (2,9 Unidades Fiscais), enquanto somente a de implementos (roçadeira, perfurador de solo etc.) é de uma Unidade Fiscal, que equivale a R$ 21,95, conforme decreto 3397/14.

Mesmo com o custo, Moacir acha bom que a Prefeitura disponibilize esse tipo de serviço, pois “não compensa para muitos proprietários ter o seu próprio trator”, devido aos custos da aquisição, manutenção e pouco uso por ano. O proprietário também comentou a importância da divulgação do serviço.
Serviço durou em torno de 07 horas e se encerrou num único dia