Registro no Cadastro Único pode isentar taxa de inscrição do ENEM 2018

Período para solicitação de isenção vai de 2 a 11 de abril, no site do Exame Nacional do Ensino Médio


Candidatos interessados devem procurar pelo CRAS de Socorro

Com a proximidade do período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), prova que serve de parâmetro para avaliar as políticas públicas no setor e também classifica estudantes para faculdades de todo o país, pessoas de baixa renda devem estar atentas ao prazo para solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição do exame.

O pagamento é isento para: alunos que estão no último ano do ensino médio, em escola da rede pública, declarada ao Censo Escolar; alunos que concluíram o ensino médio tendo-o cursado integralmente em escola da rede pública, ou em escola particular desde que bolsista integral, sendo de família de baixa renda (renda familiar per capita igual ou menor a um salário mínimo e meio); pessoas que concluíram o ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017.

Além destes, caso a pessoa não se inclua em nenhuma das categorias citadas, também é possível obter a isenção através de registro no sistema de Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, utilizado para direcionar recursos e benefícios de programas socioassistenciais. Para isso, entretanto, a renda familiar não pode ultrapassar meio salário mínimo per capita ou até três salários mínimos dentre todos os membros da família.

O prazo para solicitar a isenção do pagamento da taxa vai de 2 a 11 de abril. A solicitação deve ser feita no portal do ENEM 2018 (clique aqui). A aprovação do pedido de isenção não significa que o participante esteja inscrito no Exame, pois é necessário acessar novamente o portal para então se inscrever. O período de inscrição para o ENEM vai de 7 a 18 de maio.

Para mais informações sobre o sistema de isenção e o registro no Cadastro Único, ligue (19) 3895-5503.

Compartilhe:

Voltar