Representantes de Socorro participam do programa LIDER do Sebrae-SP

Um grupo formado por representantes de Socorro, com integrantes do poder público e empresários, está participando do programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, organizado pelo Sebrae-SP. Socorro participa do projeto como integrante do consórcio turístico do Circuito das Águas Paulista, junto dos municípios de Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.

De Socorro, participam do programa, André Bozola – prefeito municipal, André Marchese – presidente da Associação Comercial e Empresarial de Socorro – ACE, Cristiane Francisconi – gerente executiva da ACE Socorro, Luiz Bovi – presidente do Conselho Municipal de Turismo – Comtur, e os empresários José Fernandes e João Barbosa.

“A retomada da atividade econômica, respeitando os critérios sanitários, deve ser feita de maneira responsável. O compartilhamento de experiências com outros municípios e a coordenação do Sebrae-SP são dois fatores que vão colaborar muito neste sentido” – comentou o prefeito André Bozola.

Programa LIDER

O programa LIDER (Lideranças para o Desenvolvimento Regional) é organizado pelo Sebrae-SP a partir da metodologia do Sebrae Nacional para a construção de um plano de desenvolvimento regional. A primeira etapa do programa foi identificar lideranças, pessoas de influência e protagonismo na região. O grupo tem como objetivo a mobilização destes agentes regionais em torno da criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios com foco no desenvolvimento regional sustentável, fomentando assim o empreendedorismo, estratégias e políticas públicas da região. Entre outubro de 2019 e março de 2020, foram realizados quatro encontros presenciais. Com a necessidade de isolamento social, os integrantes do grupo passaram a realizar reuniões online e pensar em ações coordenadas para enfrentar a crise.

O grupo definiu três pilares de atuação voltada para o Circuito das Águas. São eles: elaboração de protocolos regionais para contribuir com a retomada dos trabalhos, criação de um plano de marketing para evidenciar o potencial turístico regional e a realização de um fórum online para identificar e divulgar os atrativos turísticos.

Com a crise, o grupo passou a realizar reuniões online e se mobilizou para traçar ações coordenadas para ajudar a região. A previsão é que as ações sejam executadas até agosto.

A primeira ação será a produção de protocolos regionais para orientar os empresários na retomada dos trabalhos. As recomendações seguirão as diretrizes estabelecidas pelos protocolos definidos pelo Governo do Estado de São Paulo.

O grupo também vai criar um plano de marketing para destacar o turismo da região. Por conta da pandemia, uma das tendências discutidas pelos especialistas do setor é a busca por destinos mais próximos e o Circuito das Águas pode aproveitar esse movimento para atrair mais turistas para as cidades.

A terceira ação será a realização de um fórum online para discutir as ações previstas e as potencialidades do Circuito das Águas. Vale ressaltar que as atividades contarão com o gerenciamento da equipe do Escritório Regional Sebrae-SP de Campinas, responsável pelo acompanhamento do grupo, e suporte das Unidades de Políticas Públicas e Relações Institucionais e Desenvolvimento Setorial e Territorial da instituição.

Compartilhe: